Você já ouviu falar em Avaliação de Densidade Larvária (ADL)? Esta é uma forma de analisar o número de larvas do mosquito Aedes aegypti e apontar se um local corre risco de sofrer proliferação das doenças transmitidas por estes insetos. É justamente este o trabalho que a equipe do Controle de Vetores desenvolveu em Itápolis.
A profissional IEC do Controle de Vetores, Cezilia Palmitesta Mercaldi, explica que foram sorteadas algumas quadras da cidade para visitas específicas, onde foram realizadas pesquisas de criadouros. “Coletamos as larvas que foram enviadas para o laboratório da Sucen e essas amostras revelarão a porcentagem de Aedes que estamos encontrando dentro do nosso município. O resultado deverá chegar nos próximos dias”, pontuou.
A operação de Avaliação de Densidade Larvária foi iniciada no dia 14 de fevereiro e concluída no dia 28 do mesmo mês. “Foram encontrados muitos criadouros, razão pela qual estamos com infestação de mosquito e correndo o risco de transmissão. O dever de cada morador é agir com urgência na prevenção, eliminando toda água parada dentro de suas residências, quintais, terrenos baldios e construções. Lembrando que as calhas e lajes são potenciais criadouros dos Aedes aegypti e devem ser limpadas constantemente também”, disse Cezília.
É importante ressaltar que o Aedes aegypti pode transmitir 4 doenças: Dengue, Chikungunya, Febre amarela e Zika vírus, que podem levar a óbito por complicações.
“Se cada um fizer sua parte, com total responsabilidade, poderemos evitada uma epidemia. Não pode haver descaso, é muito importante à participação de todos”, concluiu.
NÃO PODEMOS PERMITIR QUE UM MOSQUITO SEJA MAIS PODEROSO QUE NÓS!
Imprensa Prefeitura de Itápolis