A necessidade da participação da população nos Conselhos Municipais, que é uma das principais ferramentas que os cidadãos têm para interagir e opinar nas políticas públicas, foi um dos focos do debate da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. Foi discutida a importância do exercício do processo participativo da sociedade para tratar as questões de uma política participativa. Foram discutidas questões sobre os temas sugeridos nos 4 eixos principais.No Eixo I, falou-se sobre a Promoção da transparência pública e o acesso à informação e dados públicos. Atualmente a Prefeitura Municipal já investe na transparência dos trabalhos realizados, por meio do site www.itapolis.sp.org.br, onde qualquer cidadão pode consultar os investimentos feitos pela Administração no link “Contas Públicas”, nas divulgações de prestação de conta no Semanário Oficial de Itápolis e também podem ser feitas consultas sobre as contas do município, através do site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, .
No Eixo II, foram discutidos os Mecanismos de controle social, como um engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública. Nos Conselhos Municipais, por exemplo, a população pode se informar e participar dos processos políticos por meio de uma atuação mais precisa, que aliás está faltando uma maior participação dos itapolitanos.
Já no Eixo III, foi debatida, a atuação dos Conselhos de políticas públicas como instâncias de controle. Já o Eixo IV, deiscui-se as Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção. Foi proposta durante a Conferência uma aproximação maior com as Associações de Moradores de Bairros e outros grupos sociais, para buscar a aproximação da sociedade com a política pública.
A finalidade do Consocial é institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de uma determinada política ou conjunto de políticas públicas. É um espaço público de debates, que visa a transparência pública e o controle social,
A 1ª Consocial tem como tema central: "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública" e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático, está acontecendo em todo o país. Na cidade de Itápolis o evento contou com a presença de autoridades, funcionários públicos, integrantes do grupo da 3ª Idade, mas, poucos representantes da sociedade.