15 OUT 2013
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
COM APOIO DA PREFEITURA, COOPERATIVA DE ITÁPOLIS CONSEGUE RECURSO ESTADUAL PARA CONSTRUIR SEDE PRÓPRIA

A cooperativa APHI (Associação de Produtores de Hortifrutis de Itápolis) conquistou um importante recurso do Governo Estadual, para ter sua sede própria. O Convênio foi assinado durante um evento realizado dia 4 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde o Prefeito Municipal e os secretários de Desenvolvimento Agropecuário e Ambiental acompanharam os representantes da APHI.

O recurso do Convênio subvencionará 70% do valor da construção da sede e aquisição de equipamentos, os outros 30% serão bancados pelos agricultores. A Prefeitura irá colaborar com a doação de uma área para construção da sede da cooperativa. Com isso, os agricultores poderão investir em infraestrutura, para que possam agregar valor ao seu produto e reforçar sua capacidade de negociação com o mercado, aumentando a competitividade.

Para conseguir este recurso associações e cooperativas de agricultura familiar de todo o Estado enviaram propostas, mas apenas 35 foram selecionadas para o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II - Acesso ao Mercado, que é financiado pelo Banco Mundial e executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por intermédio da CATI e a cooperativa de Itápolis foi selecionada.

A APHI começou em 2009 e têm hoje 85 produtores rurais cooperados, que plantam legumes, frutas e verduras e as vendem para o varejo local, CEASAs e comércio da região. De acordo com o presidente da cooperativa, Rodrigo Novelli, entre os produtos mais cultivados em Itápolis estão o pimentão, pepino, mamão, tomate e abacaxi. “A conquista deste recurso foi muito importante para nós agricultores que estamos crescendo com a cooperativa, agora teremos mais estrutura para preparar nossa produção e com isso alcançarmos melhores preços na venda.

Auditório do Palácio dos Bandeirantes onde foi realizado o evento de assinatura

Presidente da APHI Rodrigo Novelli assinando o Convênio

Engenheiro da Casa da Agricultura e Presidente da APHI acompanhados dos

secretários de Desenvolvimento Agropecuário e Ambiental