Novo método ainda será implantando, mas os agendamentos as sextas-feiras continuam nas UBSs por telefone ou presencialmente. Porém, os munícipes precisam comparecer as consultas, cerca de 30% não foram nos horários marcados
Em uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (7) na Prefeitura Municipal, foram avaliados os resultados das primeiras semanas de mudança no método de agendamento de consultas. O prefeito, o vice, a secretária de Saúde e os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde do município avaliaram que a implantação de uma Central de Atendimento seria a melhor opção para aperfeiçoar os agendamentos.
A primeira medida aplicada pela gestão municipal visando facilitar a marcação de consultas está sendo feita em todas as sextas-feiras em cada UBS, por telefone ou pessoalmente. A proposta agora é criar uma Central (0800), para qual está sendo feita a solicitação a empresa prestadora destes serviços, por meio da qual seriam agendadas as consultas mensalmente. “Essa implantação deve levar um período até que seja montada, quando estiver tudo pronto faremos a divulgação”, explicou a secretária, frisando que por enquanto os agendamentos continuam sendo feitos as sextas-feiras.
Um dado apresentado pelos coordenadores das UBSs, que preocupou o Executivo foi o número de pessoas que marcaram, mas, não compareceram a consulta: 30%, um número muito alto. “É preciso que as pessoas avisem, com antecedência se possível, caso não possam ir a consulta, porque poderemos encaixar outra pessoa que está na fila de espera”, disse a secretária.
O prefeito ressaltou que todos os esforços estão sendo feitos para melhoria dos atendimentos, mas, é importante que a população entenda que aquilo que não saiu como esperado, será adequado para atingir o pretendido. “Nossa intenção continua sendo a mesma: facilitar a vida da população e isso vai se concretizar. Faremos quantas alterações forem necessárias para que os agendamentos médicos sejam mais eficientes”, ponderou.
Imprensa Prefeitura de Itápolis