Luta contra o Aedes aegypti, no município, acontece por meio de diversas ações paralelas
Resultado das reuniões realizadas pelo Controle de Vetores e Defesa Civil com representantes da população, o 1º Mutirão de Combate ao Aedes aegyptiem Itápolis, será realizado neste sábado, 19 de março, a partir das 8:00 horas, no Jardim Vitória I, II e III. Estes são os bairros que apresentam o maior número de casos de dengue, atualmente, na cidade. Em seguida aparecem Santo Antônio e Jardim Iracema, mas, todos os demais bairros da cidade registram casos da doença. Itápolis registra, até o momento, 204 casos de dengue confirmados, número que pode ser ainda maior considerando a ausência da confirmação dos exames enviados a Instituto Adolfo Lutz, laboratório responsável pelos exames encaminhados pelo SUS.
Esses dados ratificam a necessidade da população se unir à prefeitura para nas atuações de combate a dengue. A ideia do Mutirão, por exemplo, começou a ser fomentada no encontro com representantes da comunidade local, que no dia 11 de março se reuniriam, novamente, para formar o Comitê de Combate ao Aedes aegypti. Nesta reunião foram nomeados os representantes do Comitê, que já traçaram as primeiras ações contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Com o Mutirão, pretende-se remover possíveis criadouros do mosquito nas residências das áreas mais afetadas.
“Este é o primeiro passo nesta nova fase de trabalhos em Itápolis. Precisamos da colaboração de todos deixando que a equipe do Controle de Vetores e voluntários vistoriem suas casas”, explica a presidente do Comitê Bruna Scaramuzza.
Para auxiliar o trabalho do Comitê, uma equipe de voluntários, que recebeu instruções do Controle de Vetores, intensificará a atuação de combate no município. Entre os voluntários estão: o Tiro de Guerra, Lions, Rotary Club e Maçonaria. Mas, esta equipe pode ser reforçada por todos que quiserem colaborar com esta batalha. Os interessados podem se inscrever como voluntários pelo site oficial, , ou se dirigindo, diretamente ao Controle de Vetores. Empresas da cidade, também, participam das iniciativas do Comitê com diferentes tipos de colaborações.
Outras ações, paralelas, estão acontecendo na cidade como palestras e trabalhos escolares, que ajudam na conscientização sobre a importância da luta contra o Aedes. Além, do contínuo e intenso trabalho da equipe do Controle de Vetores que realiza visitas às residências, orientando os moradores sobre quais são os possíveis criadouros do mosquito, para que sejam eliminados. As equipes das UBSs de Nova América e Tapinas também atuam nos distritos em parceria com o Controle de Vetores para orientar a população. Só na última semana, por exemplo, 40 focos do mosquito foram identificados em Nova América. É preciso frisar que se não houver mosquito não há transmissão da doença, mas se não combatermos estes focos, qualquer um de nós pode ser a próxima vítima de uma picada do mosquito Aedes aegypti.
O Controle de Vetores e a Defesa Civil promoveram na quinta-feira (17/03) uma palestra para os voluntários do Tiro de Guerra do município. A palestra serviu, também, como preparação para os jovens que se propuseram em participar do 1º Mutirão contra o mosquito Aedes em Itápolis. Alunos da EMEF “Profº José Toledo de Mendonça”, assim como os de outras escolas, desenvolveram cartazes inspirados nos debates gerados na escola sobre as maneiras de se combater a proliferação do mosquito Aedes.
Una-se a nós nesta luta contra o mosquito Aedes: nada de água parada, para que o mosquito não tenha onde nascer!