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JUN
23
23 JUN 2020
COVID-19
BOLETIM CORONAVÍRUS (23/06)
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A Secretaria Municipal de Saúde informa que, nesta terça-feira (23/06), o Município de Itápolis registra, de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde:

➡️33 casos confirmados para COVID-19⤵️

▶️29 pacientes curados

▶️03 pacientes em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde

▶️01 paciente transferido para hospital terciário

Dos 33 casos confirmados como positivos: 15 foram constatados por teste rápido e 18 através de exames por RT PCR-COVID-19.

➡️13 casos suspeitos para COVID-19⤵️

▶️12 pacientes em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde

▶️1 óbito suspeito

Ambos aguardam resultado de exame por RT PCR-COVID-19, enviado ao Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto e/ou a UNESP de Araraquara.

Nesta terça-feira (23) o paciente que estava internado na Enfermaria do hospital local recebeu alta e seguirá em isolamento domiciliar, sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde, aguardando resultado de exame coletado.

➡️108 casos descartados para COVID-19

➡️154 exames coletados para COVID-19

É importante esclarecer que a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa os casos notificados e monitorados no município e também acompanha os resultados de exames realizados em laboratórios particulares da cidade e a Santa Casa atualiza o estado de pacientes internados no hospital local.

Cidadão Itapolitano:

✅Use máscara ao sair de casa

✅Respeite o Distanciamento Social, especialmente em filas

✅Evite aglomerações

✅Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel

Estas são as medidas para prevenirmos a transmissão do novo coronavírus

 

 

 

DECRETO ESTABELECE REGRAS PARA FASE LARANJA DA QUARENTENA EM ITÁPOLIS

Seguindo as determinações do Plano São Paulo definido pelo Governo Estadual, a Prefeitura de Itápolis publicou nesta segunda-feira (15), o Decreto Municipal Nº 5.608/2020 que estabelece as regras de enfrentamento a pandemia da COVID-19 (Novo Coronavírus), para esta nova fase da quarentena.

➡️Bares, lanchonetes, restaurantes, pizzarias e similares: está proibido o consumo no local, sendo permitido, apenas, realizar o atendimento por meio de entregas em domicilio (delivery) e drive thru.

➡️Lojas, óticas, papelarias, perfumarias e similares: atendimento reduzido em 4 horas, para atendimento de capacidade máxima de 20%, disponibilizando álcool em gel para os clientes e controlando a entrada dos mesmos, que devem usar máscaras, assim como os funcionários do estabelecimento. O horário de atendimento deve ser informado na entrada do comércio.

Veja a publicação do Decreto👉 https://is.gd/c53Sao.

📌As demais definições estabelecidas em decretos anteriores continuam valendo:

➡️Supermercados, mercados, padarias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, venda de água mineral, postos de combustíveis e instituições bancárias: deverão controlar o acesso para evitar aglomeração. Nestes comércios continua proibida a entrada de crianças até 12 anos.

➡️Profissionais Liberais: Os atendimentos nos estabelecimentos de prestação de serviços poderão, somente, ser realizados mediante agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas, restringindo a presença do profissional e cliente.

➡️Escritórios, imobiliárias e concessionárias: poderão exercer suas atividades com atendimento presencial, em horário comercial, controlando a entrada no estabelecimento.

➡️Mototáxi e Táxi: permitido o transporte de passageiros e de mercadorias para atendimento pelo sistema ‘Delivery”, no horário das 6h às 23h30, com higienização do veículo e do capacete, mantendo assim, as medidas preventivas de transmissão do Coronavírus.

➡️Continua proibido o funcionamento de salões de festas, clubes, associações recreativas, playground e chácaras para realização de festas em espaços locadas ou não, objetivando evitar aglomerações.

➡️Toque de Recolher: permanece o horário das 23h30 às 6h.

CENTRAIS DE ATENDIMENTO:

Central de Denúncias-Guarda Civil Municipal ☎ 153- Telefone disponível 24 horas para denúncias relacionados às ações de enfrentamento ao Coronavírus.

Ouvidoria Municipal- Apresente sua demanda, também, pelo telefone 3262-7494,de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h ou em qualquer dia e horário pelo Aplicativo eOuve ou Site oficial:, clicando no link eOuve Ouvidoria Municipal.

Central de Atendimento da Secretaria de Saúde (Dúvidas sobre o Coronavírus) -Vigilância Epidemiológica- 3262-5446,de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

ATOS ADMINISTRATIVOS RELACIONADOS AO CORONAVÍRUS ESTÃO NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

A Prefeitura Municipal de Itápolis, objetivando manter a transparência dos atos administrativos e atender o disposto naLei Federal nº 13.979 de 6 de fevereiro de 2020 e no Decreto Legislativo Estadual nº 2.495 de 31 de março de 2020, está publicandotodos os atos administrativos realizados no município em decorrência da pandemia do Covid-19 (Novo coronavírus)dentro do link Portal da Transparência disponibilizado no site oficial - wwwitapolis.sp.gov.br:.

MONITORAMENTO DE PACIENTES

De acordo com a Vigilância em Saúde, composta pelas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, é realizado o monitoramento diário de pacientes que tiveram alta hospitalar com caso confirmado ou suspeito para COVID-19 e dos pacientes que passam pelas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento e apresentam sintomas ligados à doença, além dos familiares e demais pessoas com quem estes pacientes tiveram contato. Neste trabalho, o município fica dividido em regiões e cada UBS monitora os pacientes de seus bairros de abrangência.

Cotidianamente, os pacientes recebem ligações para informarem como está à evolução dos sintomas e são orientados a procurarem a unidade de saúde ou pronto atendimento da Santa Casa se tiverem complicações.

-Diagnósticos por Exames Laboratoriais e Testes Rápidos:

A Secretaria de Saúde de Itápolis recebeu testes rápidos do Ministério da Saúde e também está adquirindo o material.

Estes testes rápidos são utilizados na testagem de profissionais da saúde e em pacientes que apresentem síndromes gripais caracterizadas dentro do quadro da COVID-19.

Seguindo as instruções da nota técnica do Ministério de Saúde, se o paciente relatar a presença de sintomas até o 7º dia é feita a coleta(SWAB) para exame por RT-PCR, realizado no Instituto Adolfo Lutz. Porém, a partir do 8º dia de início dos sintomas é realizado o teste rápido.

A partir da suspeita para COVID-19, a Vigilância em Saúde orienta e monitora o isolamento domiciliar por 14 dias, fazendo a avaliação da evolução do paciente neste período. Quando o caso suspeito dá entrada na Santa Casa, a Vigilância Epidemiológica é informada e, a partir da ficha do paciente são avaliados os contatos dessa pessoa, iniciando o monitoramento. O paciente que tiver alta médica, também, é acompanhado durante seu período de quarentena.

EXPEDIENTE PÚBLICO MUNICIPAL:

Segunda a Sexta-feira

➡SAÚDE


UBS (Unidade Básica de Saúde) - são priorizados os atendimentos de consulta para casos emergenciais, síndromes gripais, pré-natal, curativos e acompanhamento de doenças crônicas, das 7h às 16h.

SECRETARIA DE SAÚDE e FARMÁCIA MUNICIPAL - atendimento normal, porém, de forma controlada, das 8h às 16h.

CEO - Centro de Especialidades Odontológicas está atendendo os casosde urgência,das 7h às 11h e das 12h às 16h.

CAPS - Atendimentos de urgência e emergência, com triagem pelo telefone 3262-5080.

CEFIM - Atendimentos de casos de fratura e pós-operatório, agendados com antecedência pelo telefone 3262-1341.

CEMAIA - Atendimentos suspensos, temporariamente.

➡SERVIÇO SOCIAL:A Secretaria de Desenvolvimento Social (3262-8195) e o CRAS (3262-1110) de Itápolis informam à população que estão realizando os atendimentos e orientações sobre o Auxílio Emergencial do Governo Federal e demais programas sociais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

➡EDUCAÇÃO

ESCOLAS E CRECHES MUNICIPAIS -
as aulas presenciais estão suspensas e está ocorrendo o ensino à distância em sistema de disponibilização de atividades online pelo site oficial do Município, e tambémestá ocorrendo aentrega agendada dos conteúdos impressos na escola, onde o aluno estuda.

➡TRANSPORTE PÚBLICO (CIRCULAR)- suspenso dentro do município de Itápolis e mantido, apenas, para Tapinas e Nova América (horário reduzido).

EMISSÃO DE CREDENCIAIS DE ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS - Suspensas.

➡CEMITÉRIO MUNICIPAL -Os velóriossão realizados comduração máxima de até 4 horas e no período diurno.

➡TRIBUTAÇÃO -Suspensa a emissão de novos alvarás de autorização para eventos.

➡️SEBRAE AQUI /BANCO DO POVO- Atendimentos pelo telefone 3262-1534, das 8h às 16h.

➡️PROCON- denúncias de preços abusivos devem ser feitas pelo telefone 3263-8000 (das 8h às 17h) ou através do e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

➡️PAT -Atendimento, apenas,pelo telefone 3262-8150 das 8h às 17h

ESPORTE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL -

CRI, Cursos do CRAS, Aulas Esportivas, Aulas de Dança, Biblioteca e Centros de Inclusão Digital – atividades suspensas.

AÇÕES REALIZADAS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS: Entre asiniciativas que já foram empregadas pela Prefeitura Municipal para evitar a transmissão da COVID-19 destacamos a higienização de ruas e praças deItápolis e dos distritos de Tapinas e Nova América e a barreira sanitária, que até o dia 29/05, monitorou a circulação de veículos que entravam na cidade, incluindo a higienização dos veículos que vem chegavam de outros municípios, realizando assim, um importante trabalho de controle da transmissão do vírus na fase inicial da pandemia.

Imprensa Prefeitura de Itápolis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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