05 AGO 2020
BOLETIM CORONAVÍRUS (05/08)

A Secretaria de Saúde informa que, nesta quarta-feira (05/08), o Município de Itápolis registra, de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde, o seguinte quadro:

➡️205 casos confirmados para COVID-19⤵️

▶️108 pacientes curados

▶️ 91 pacientes em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde

▶️ 01 paciente internado, em leito de isolamento, na Enfermaria da Santa Casa

▶️ 01 paciente em Hospital Terciário

▶️ 04 óbitos confirmados

Dos 205 casos confirmados como positivos: 112 foram constatados por teste rápido e 93 através de exames por RT PCR-COVID-19.

➡️46 casos suspeitos para COVID-19⤵️

▶️42 pacientes em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde

▶️01 paciente internado, em leito de isolamento, na Enfermaria da Santa Casa

▶️02 pacientes internados, em leito de isolamento, na UTI da Santa Casa

▶️01 óbito suspeito

Os pacientes com casos considerados suspeitos aguardam resultado de exame por RT PCR-COVID-19.

➡️396 casos descartados para COVID-19

➡️647 exames coletados para COVID-19

Nesta quarta-feira (5/8) um paciente que está internado na Enfermaria teve resultado negativo para COVID-19, após realização de Teste Rápido. Já outro paciente com caso confirmado como positivo para COVID-19, por meio da realização de exame, por RT PCR, em laboratório particular externo, que estava na Enfermaria recebeu alta médica, hoje, e segue em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Secretaria de Saúde.

O paciente de outro município, com caso confirmado para COVID-19, segue internado na UTI da Santa Casa, por ter sido transferido via CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, este paciente não entra no número de casos notificados em Itápolis, porque ele reside em outro município.

É importante esclarecer que a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa os casos notificados no município, incluindo àqueles que realizaram exames em laboratórios particulares da cidade. Já a Santa Casa de Itápolis atualiza o estado dos pacientes internados, de acordo com o horário de fechamento da nota oficial emitida, diariamente, que consta no site oficial do município (www.itapolis.spgov.br) junto com o Boletim Coronavírus.

A Prefeitura de Itápolis prossegue orientando à população sobre a importância de todos respeitarem as medidas de precaução, objetivando evitar a continuidade da transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV2), neste momento de aumento de casos no município:

✅Use sempre máscara ao sair de casa

✅Respeite o distanciamento social, especialmente em filas

✅Evite aglomerações

✅Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel

✅Higienize os ambientes onde estiver e os produtos adquiridos