A Secretaria de Saúde de Itápolis através do trabalho da equipe de Vigilância Epidemiológica já vacinou 451 crianças, 47 trabalhadores da área de saúde, 80 gestantes, 7 puérperas e 1028 idosos, totalizando 1613 pessoas que estão prevenidas da gripe no município. A vacinação está acontecendo em todas as UBS da cidade, e a Vigilância pede a colaboração da população para que procure a Unidade mais próxima de sua residência para se vacinar.
“As pessoas devem se vacinar o quanto antes, ainda mais com o inverno chegando, época do ano quando os casos de gripe aumentam. A vacina demora cerca de 2 semanas para fazer efeito e a partir da 4º semana o efeito é melhor”, explica Alaíde Cunha coordenadora da Vigilância. Alaíde ainda destaca que até o momento nenhuma das pessoas vacinadas apresentou reação ao medicamento.
Tem direito a vacina as pessoas com 60 anos ou mais, gestantes em qualquer idade gestacional, crianças de 6 meses até menor de 5 anos, puérperas até 45 dias após o parto e pessoas portadoras de doenças crônicas em qualquer idade (sendo obrigatória a apresentação da indicação médica da vacina (pessoas com problemas de coração, pulmão, rim, fígado, transplantados, diabetes, câncer, obesidade, entre outros) .
A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 9 de maio. Confira os locais e horários na tabela abaixo:
POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
NO PERÍODO DA CAMPANHA - DURANTE A SEMANA
(22 DE ABRIL A 09 DE MAIO)
CENTRO DE SAÚDE...........................................07:30 às 16:00 h
UBS JD 2000 (atendendo no Jd. São Lucas).........07:30 às 16:00 h
UBS REDENÇÃO.................................................07:30 às 16:00 h
UBS JACY TUCCI................................................07:30 às 16:00 h
UBS TAPINAS .................................................... 07:30 às 16:00 h
UBS NOVA AMÉRICA........................................08:00 às 11:00 h
Confira as dicas da equipe da Vigilância Epidemiológica:
A Gripe é uma doença muito contagiosa, causada pelos vírus influenza e étransmitida de pessoa a pessoa pelo ar que se respira. Em geral, a gripe provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza, mal-estar e pode evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia.Já o resfriado é causado por outros diferentes vírus. Seus sintomas são parecidos e podem ser confundidos com os da gripe. Porém, os sintomas dos resfriados SÃO MAIS FRACOS e de curta duração. Normalmente, o resfriado provoca coriza (nariz escorrendo), dor de garganta leve e, às vezes, febre.
A VACINA PROVOCA REAÇÃO?
A vacina é muito segura. Algumas pessoas podem apresentar dor e vermelhidão no local da aplicação. Outras podem ter febre baixa e mal-estar. Estes sintomas duram entre 1 e 2 dias.
PORQUE VACINAR TODO ANO?
Porque o vírus se modifica constantemente a cada ano e o tipo que circula entre as pessoas pode se modificar. Além disto, após a vacinação, a duração da proteção não ultrapassa doze meses, portanto precisa de reforço todo ano.
Equipe da Vigilância realizando a vacinação
População aguardando para receber a vacina
Uma picadinha que protege da gripe
Vacina contra gripe que está sendo desponibilizada nas UBS