18 AGO 2020
BOLETIM CORONAVÍRUS (18/08)

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, nesta terça-feira (18/08), de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, Itápolis registou 1 caso confirmado como positivos para COVID-19 pelo critério clínico/epidemiológico. A confirmação por este critério é feita para os casos de SG (Síndrome Gripal) ou SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) com histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais.

Nesta terça-feira também foi registrado o óbito da paciente de Ibitinga, com quadro suspeito para COVID-19, que estava internada na UTI da Santa Casa, depois de ter sido transferido via CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Como o exame por RT PCR para COVID-19 foi coletado em Itápolis e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, este caso, ainda, aparece no Boletim do município, porém, se houver confirmação de óbito para doença passará constar entre casos de Ibitinga.

Novas Internações na Enfermaria: um paciente com COVID-19 que já tinha resultado positivo, pelo exame por RT PCR, realizado pela UBS do Jardim Redenção e um paciente com quadro suspeito para COVID-19, que teve seu exame por RT PCR, enviado ao Instituto Adolf Lutz e aguarda resultado.

➡️288 casos confirmados para COVID-19

197 curados

79 em isolamento domiciliar, monitorados pela Secretaria de Saúde

03 pacientes internados em leito de isolamento na Enfermaria da Santa Casa

01 paciente internado em leito de isolamento na UTI da Santa Casa

02 pacientes transferidos para Hospitais Terciários

06 óbitos confirmados

➡️Dos 288 casos confirmados como positivo para COVID-19 em Itápolis:

155 foram por Teste Rápido

125 foram por RT PCR-COVID-19

07 foram por critério Clínico/Imagem

01 foram por critério Clínico Epidemiológico

➡️Confirmações por Sexo

141 do sexo Feminino

147 do sexo Masculino

➡️Confirmações entre Município e Distritos

253 foram registrados no Município

27 foram registrados no Distrito de Tapinas

08 foram registrados no Distrito de Nova América

➡️39 casos suspeitos para COVID-19

37 em isolamento domiciliar, monitorados pela Secretaria de Saúde

01 paciente internado em leito de isolamento na Enfermaria da Santa Casa

01 óbito suspeito (paciente de Ibitinga)

➡️556 casos descartados para COVID-19

➡️883 exames coletados para COVID-19

É importante esclarecer que a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa os casos notificados no município, incluindo àqueles que realizaram exames em laboratórios particulares da cidade. Já a Santa Casa de Itápolis atualiza o estado dos pacientes internados, de acordo com o horário de fechamento da nota oficial emitida, diariamente, que consta no site oficial do município (www.itapolis.spgov.br) junto com o Boletim Coronavírus.

A Prefeitura de Itápolis orienta à população sobre a importância de todos respeitarem as medidas de prevenção, para evitar a continuidade da transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV2):

✅Use máscara ao sair de casa

✅Respeite o distanciamento social, especialmente em filas

✅Evite aglomerações

✅Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel

✅Higienize os ambientes e os produtos adquiridos