22 AGO 2020
BOLETIM CORONAVÍRUS (22/08)

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, neste sábado (22/08), o quadro geral de casos da COVID-19 em Itápolis, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, é o seguinte:

➡️306 casos confirmados para COVID-19:

✔️240 curados

✔️54 em isolamento domiciliar, monitorados pela Secretaria de Saúde

✔️03 pacientes internados em leito de isolamento na Enfermaria da Santa Casa

✔️01 paciente internado em leito de isolamento na UTI da Santa Casa

✔️01 paciente transferido para Hospital Terciário

✔️07 óbitos confirmados

➡️Métodos de confirmações:

✔️159 foram por Teste Rápido

✔️138 foram por RT PCR-COVID-19

✔️08 foram por critério Clínico/Imagem

✔️01 foram por critério Clínico Epidemiológico

➡️37 casos suspeitos para COVID-19:

✔️35 em isolamento domiciliar, monitorados pela Secretaria de Saúde

✔️02 pacientes internados em leito de isolamento na Enfermaria da Santa Casa

➡️586 casos descartados para COVID-19

➡️929 exames coletados para COVID-19

Alta Hospitalar: 3 pacientes passaram para o isolamento domiciliar e seguem sendo monitorados pela Secretaria de Saúde, depois de receberem alta hospitar; 1 paciente com caso confirmado e 2 pacientes suspeitos para COVID-19, que aguardam resultado de exame por RT PCR encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz.

Pacientes de Tabatinga na UTI: um novo paciente de Tabatinga está internado na UTI da Santa Casa com confirmação para COVID-19, enquanto outro paciente do mesmo município, também, com caso confirmado como positivo segue internado na UTI. Ambos foram transferidos para Santa Casa de Itápolis, via CROSS pelo SUS. Porém, estes pacientes não estão contabilizados no Boletim de Itápolis porque as coletas dos exames ocorrem em Tabatinga.

📌É importante esclarecer que a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa os casos notificados no município, incluindo àqueles que realizaram exames em laboratórios particulares. Já a Santa Casa de Itápolis atualiza o estado dos pacientes internados, de acordo com o horário de fechamento da nota oficial emitida, diariamente, que consta no site oficial do município () junto com o Boletim Coronavírus.

📌Se você estiver em isolamento social por suspeita de COVID-19 não mantenha contato com idosos, gestantes e pessoas com histórico de fatores de risco: doenças cardiovasculares, neurológicas, renais crônicas, imunodeficiências, hepáticas, diabetes, hipertensão, imunodeficiências, puérperas, asma e obesidade.

📌A Prefeitura de Itápolis orienta à população sobre a importância de todos respeitarem as medidas de prevenção, para evitar a continuidade da transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV2):

Use máscara ao sair de casa

Respeite o distanciamento social, especialmente em filas

Evite aglomerações

Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel

Higienize os ambientes e os produtos adquiridos