A Prefeitura de Itápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça o alerta à população para a prevenção e os cuidados relacionados à Dengue. A doença é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz principalmente em locais onde há água parada.
A campanha “Itápolis Contra a Dengue: Xô Mosquito!” destaca a importância de reconhecer os sinais da doença, buscar atendimento de saúde diante de sintomas e, principalmente, eliminar possíveis criadouros do mosquito dentro e fora das residências.
Os sintomas da Dengue podem ser semelhantes aos de outras doenças, o que reforça a importância de observar qualquer alteração no estado de saúde.
Entre os principais sinais estão:
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que, ao apresentar sintomas, a pessoa procure atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou na Santa Casa de Itápolis. A avaliação por um profissional de saúde é fundamental para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.
A hidratação é uma das principais recomendações para quem apresenta sintomas compatíveis com a Dengue. Por isso, é importante beber bastante água e procurar uma unidade de saúde para avaliação.
A população não deve deixar de buscar atendimento por conta própria ou tentar realizar o diagnóstico apenas com base nos sintomas, já que eles podem se confundir com os de outras doenças.
“A população tem um papel fundamental no combate à Dengue. Além de ficar atenta aos sintomas e procurar atendimento quando necessário, cada morador pode contribuir diretamente eliminando os locais que acumulam água. São cuidados simples, mas que fazem toda a diferença para impedir a reprodução do mosquito e proteger toda a comunidade”, destaca a secretária municipal de Saúde.
A prevenção continua sendo uma das principais formas de combater a Dengue. Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, é necessário eliminar qualquer recipiente ou objeto que possa acumular água.
Entre os cuidados estão:
Pequenos cuidados realizados regularmente ajudam a interromper o ciclo de reprodução do mosquito e reduzem os riscos de transmissão da doença.
O combate à Dengue é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população. A Secretaria Municipal de Saúde mantém o trabalho de orientação e prevenção, mas a colaboração dos moradores é indispensável para eliminar possíveis criadouros.
A Prefeitura de Itápolis reforça o chamado para que cada cidadão faça uma vistoria em sua residência e em seus espaços de convivência, eliminando qualquer ponto que possa acumular água.
Combater a Dengue começa com atitudes simples. Faça a sua parte, proteja sua família e ajude a cuidar de toda a cidade.
Itápolis contra a Dengue: Xô Mosquito! 🦟🚫
