O Centro de Saúde promoveu, na quinta-feira (3/9), um treinamento de primeiros socorros voltado ao atendimento de bebês e crianças. A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro Osmar Magini e teve como objetivo orientar os participantes sobre como agir de maneira rápida e segura diante de situações de emergência.
Durante o encontro, foram apresentadas técnicas e orientações de primeiros socorros, com destaque para os procedimentos que devem ser adotados em casos de engasgo, uma das situações que podem ocorrer com frequência entre bebês e crianças pequenas. Os participantes também receberam informações importantes para reconhecer situações de urgência e prestar os primeiros cuidados enquanto o atendimento especializado não chega.
A atividade contou com a participação de integrantes do Grupo de Gestantes, além de familiares e outras pessoas que convivem com bebês e crianças pequenas. A iniciativa busca ampliar o conhecimento da comunidade e proporcionar mais segurança para pais, familiares e cuidadores no momento de uma eventual emergência.
Para a secretária municipal de Saúde, a realização de capacitações como essa contribui diretamente para a promoção da saúde e para a prevenção de situações mais graves.
“Conhecimento também é uma forma de cuidado. Em uma situação de emergência, saber como agir pode fazer toda a diferença. Por isso, iniciativas que orientam gestantes, familiares e cuidadores são muito importantes, pois ajudam a preparar as pessoas para agir com mais segurança e responsabilidade quando uma criança precisar de ajuda”, destacou a secretária.
Além de ensinar procedimentos práticos, o treinamento reforçou a importância da prevenção e da atenção permanente aos cuidados com bebês e crianças. Em situações de urgência, a agilidade e a adoção de procedimentos adequados podem ser fundamentais para preservar a vida até a chegada do atendimento profissional.
A Prefeitura reforça que ações de educação em saúde, prevenção e orientação à população fazem parte do trabalho desenvolvido para promover mais qualidade de vida e segurança para as famílias.
Conhecimento, prevenção e cuidado também fazem parte da saúde — e podem salvar vidas.
