🚨 Violência contra mulher é crime, denuncie!
➡️ No Brasil, em 2022, foram registrados 1.437 casos de feminicídio, 4.034 casos de homicídios femininos, 245.713 agressões por violência doméstica, 613.529 ameaças, 899.485 chamados pelo 190, 24.382 ocorrências de violência psicológica. Esses são alguns dados divulgados no “Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023”.
➡️ A Campanha “Agosto Lilás” foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), que tem o objetivo de amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.
✅ Nesse mês de agosto, a Prefeitura Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal, realizou encontros com os alunos das escolas estaduais do município e com as mulheres assistidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social "Odário Biella"), com o objetivo de conscientizar e discutir sobre esse importante tema.
👉 Além da ação promovida pela GCM, as Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, realizaram orientações sobre violência contra a mulher.
1º Simpósio Regional de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher
➡️ No dia 30 de agosto, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social participou do 1º Simpósio Regional de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, que aconteceu na cidade de São José do Rio Preto, SP.
➡️ O objetivo do evento foi fornecer formação técnica para profissionais que atuam na rede de enfrentamento da violência contra a mulher.
➡️ Um dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, onde as assistentes sociais auxiliam em diversos casos, e muitas vezes, ligados à violência contra mulher.
Denúncia
➡️ Para comunicar algum caso de violência doméstica, ligue para a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, através do número 180.
➡️ A Central atende 24 horas, e também é um canal para esclarecimento de dúvidas, e as denúncias podem ser feitas de forma gratuita e confidencial.
A informação transforma vidas! Compartilhe! 📢💜