É fato o Brasil já tem mais celulares do que pessoas. Atualmente, para cada 100 habitantes no país, há aproximadamente 135 celulares, e esses números se refletem na maneira como o brasileiro utiliza o telefone no trânsito. Para diminuir o perigoso hábito de utilizar o celular ao volante, o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada) trabalha na campanha de combate ao uso do celular ao dirigir e o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Itápolis também participa desta iniciativa, buscando conscientizar os cidadãos.
A campanha “Celular 2013” alerta sobre a distração causada pelo celular no trânsito que é a causa de muitos acidentes perigosíssimos, que podem ter como resultado a morte de quem usa o celular ou de outras pessoas no trânsito. A campanha conscientiza o motorista com o seguinte conceito: “Trânsito sem celular. Atenda a esse chamado. Seja você a mudança no trânsito”.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia concluiu em recente pesquisa que nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, 84% dos motoristas admitem usar o aparelho celular enquanto dirigem. Além disso, 48% dos entrevistados dizem que já passaram por alguma situação de risco ao volante, causada por uma distração e em 23% dos casos o celular foi o responsável pelo incidente.
É preciso lembrar que no Brasil, conversar no celular e dirigir ao mesmo tempo é considerado infração média, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Os infratores recebem multa de R$ 85,13 e penalidade de quatro pontos na carteira de habilitação.
Respeite as regras de trânsito! Respeite a vida!