23 MAR 2012
GUARDA CIVIL MUNICIPAL
TRABALHO DA GUARDA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS TEM PRESTADO UM IMPORTANTE AUXÍLIO À POPULAÇÃO

A GCM – Guarda Civil Municipal de Itápolis, reativada pela atual administração no ano passado, está atuando de maneira intensa na segurança pública do município. A Guarda desempenha o trabalho de proteção dos prédios públicos. Além do serviço preventivo, com a realização de rondas pela cidade e pelos distritos, e da assistência na segurança da população. De acordo com o Comandante da Guarda, Salatiel José da Silva, nos últimos meses os guardas de Itápolis, realizaram importantes intervenções, recuperando celulares, notebook, bicicleta elétrica, valor em dinheiro e apreensão de droga.

“Quando os guardas identificam alguém em atitude suspeita, como foi o caso em que viu um homem em atitude estranha com uma bicicleta elétrica, eles abordam a pessoa e a encaminham as Polícias Militar e Civil, que fazem o Boletim de Ocorrência e tomam as medidas necessárias. Esse é um dos exemplos da importância do nosso trabalho na cidade, somar forças pela segurança do município”, explica o Comandante.

A Guarda Municipal realiza o trabalho de rondas pela cidade dia e noite, que é um serviço preventivo, incluindo as escolas municipais, bairros e área central. “No centro, por exemplo, já conseguimos ajudar a diminuir o número de casos de furtos de bicicletas e motos, além de inibir os golpes conhecidos como “saidinha de banco”, que eram muito comuns”, conta Salatiel. Os distritos de Tapinas e Nova América também recebem a ronda preventiva da Guarda Municipal.

Atualmente os guardas de Itápolis estão equipados com algemas, cinturão para material, tonfa (cacetete), expagidor de gás (espray de pimenta) e um veículo para ronda. E ainda estão recebendo quatro motocicletas, que irão auxiliar nas rondas pela cidade.

Nos casos de veículos com som muito alto, que se caracterizam como multa de trânsito, por enquanto só pode ser expedida por um policial militar que tem convênio com a Prefeitura, para realizar o serviço. Os Guardas podem abordar e orientar para que se abaixe o som do carro e se houver resistência, eles chamam um policial para lavrar a multa. Os guardas podem anotar a placa de um veículo que esteja cometendo uma infração ou crime de trânsito, como embriaguês ao volante e direção perigosa, para acionar a Polícia Militar, que conduzirá a ocorrência e encaminhara para Delegacia.

Mas futuramente alguns guardas serão formados como agentes de trânsito e poderão fazer a multas. A Guarda Municipal pode hoje realizar prisão em flagrante em casos de desacato a autoridade e para encaminhamento à Delegacia de Polícia. Os guardas já realizam Registro de Ocorrência, com talão próprio com validade de documento público.

Existe também o trabalho realizado pelos guardas em parceria com os Bombeiros, auxiliando em incêndios e com a Defesa Civil do município em enchentes.

Para acompanhar o trabalho da Guarda Municipal de Itápolis, existe um link no site da Prefeitura, www, onde estão disponibilizadas as estatísticas de atendimentos realizados e todo trabalho desempenhado pela Guarda.

Guarda Municipal recebe 4 novas motocicletas para realizações de rondas

Veículo da Guarda utilizado no trabalho na cidade e nos distritos