Na hora de realizar uma obra ou de reformar um imóvel é preciso se preocupar com o descarte dos resíduos de construção. Dispensar os entulhos de forma incorreta gera transtornos ambientais. Infelizmente esse fato se agrava quando as pessoas adicionam, indevidamente, nas caçambas animais mortos, lixo domiciliar e galhos de árvores. Para esses tipos de resíduos a Prefeitura já possui sistema de coleta própria, por isso, os cidadãos devem evitar o descarte inadequado.
Preocupada com esta situação o CONDEMA (Conselho Municipal De Defesa Do Meio Ambiente de Itápolis) em consonância com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, estabeleceu pela as diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil no Município de Itápolis.
“Alertamos também que os resíduos de construção civil não devem ser dispostos diretamente pelos geradores nas estradas municipais. Apesar de estarem sendo utilizados para tal finalidade, este resíduos passam por uma seleção para, posteriormente, serem colocados nas estradas. Lembramos, ainda, que lançar tais resíduos em locais não permitidos caracteriza crime ambiental”, explicou a secretária da pasta.
“Solicitamos à população que colabore com a separação dos materiais utilizados na obra, pois os locais de destinação não podem receber os resíduos misturados. Não joguem lixo comum nas caçambas, vamos cuidar do nosso meio ambiente com atenção e respeito”, sintetizou.
Imprensa Prefeitura de Itápolis