A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) premiou as cidades que tiveram melhor desempenho no ano de 2014 e Itápolis foi eleita como 3º município com melhor desempenho entre as cidades do estado de São Paulo com população abaixo de 59 mil habitantes.
O critério de escolha das cidades premiadas se baseou nas metas pré-estabelecidas no início de 2014, para entregar os certificados em duas categorias – abaixo e acima de 59 mil habitantes.
O coordenador de Políticas de Emprego e Renda do Estado, Pedro Nepomuceno disse que a coisa mais importante na vida de um cidadão é o emprego, e o Time do Emprego proporciona isso. “É um programa que ajuda a resgatar a autoestima e a confiança das pessoas. E graças ao trabalho das equipes nos municípios, os facilitadores e diretores regionais, isto é possível”, completa.
Em 2014, foram realizadas em todo o Estado 233 turmas do programa. No total, 4.568 cidadãos participaram ativamente dos encontros. Destes, 1881 conseguiram inserção no mercado de trabalho. “Os responsáveis pelo Time do Emprego realizam a cada ano, um trabalho de muita competência e dedicação em todo o Estado”, afirma o secretário de Estado do Emprego em exercício, Eufrozino Pereira. “São muitas pessoas que voltam ao mercado de trabalho devido à atuação do programa”, completa.
Na cidade de Itápolis a Fundação Jacintho Mazzo contou com quatro turmas, totalizando a participação de 98 pessoas, no ano passado. Destas, 58 foram recolocadas no mercado de trabalho. Já neste ano, outras duas turmas se prepararam e metade deles já está trabalhando em empresas e no comércio da cidade. Outra turma do time do emprego deve se iniciada no dia 9 de junho.
Os municípios premiados com até 59 mil habitantes foram: 1° Iracemápolis, 2° Agudos e 3° Itápolis. E acima de 59 mil habitantes:1° Marília, 2° Piracicaba e 3° Itaquaquecetuba.
Sobre o Time do Emprego
O programa Time do Emprego é desenvolvido em 12 encontros (um por semana), de três horas cada um, com grupos de até 30 pessoas. Durante as reuniões, os facilitadores apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículo, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.