21 JUL 2017
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
TAPINAS: PEDIDO DE LICENÇA PARA IMPLANTAR ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO É PROTOCOLADO NA CETESB

Depois de protocolado o pedido para o distrito de Nova América, a Prefeitura de Itápolis solicitou junto à CETESB de Araraquara, na quarta-feira (19), a licença ambiental prévia para a implantação da ETE – Estação Tratamento de Esgoto. Este é um importante passo para efetivar a instalação da Estação no distrito.

Para melhorar a eficiência, reduzir os custos de construção, operação e facilitar a manutenção da estação, o projeto da ETE de Tapinas foi apresentado com uma nova proposta, em relação ao formato anterior licenciado, para o tratamento dos efluentes sanitários, um sistema de Iodo ativado que remove matéria orgânica presente e garante uma eficiência acima de 90%.

O sistema proposto prevê uma vazão diária de 27 m³/h para o distrito nos próximos 10 anos sendo possível ampliar sua capacidade, caso seja necessário, com a criação e implementação de novos módulos.

Agora, a Administração Municipal aguarda a aprovação do projeto que está sendo analisado pela CETESB. Finalizado esta etapa, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental deverá solicitar a licença de instalação para iniciar o serviço de terraplenagem e a construção da obra.