Aluno treinado pelos professores de Educação Física da APAE e Secretaria de Esportes é exemplo da importância do esporte na vida das pessoas
Uma parceria entre a Secretaria de Esportes e APAE, realizada desde maio de 2015, tem rendido ótimos resultados com os alunos ACD (Atletas com Deficiência) do município.Um exemplo da importância deste trabalho foi a conquista da medalha de prata nos Jogos Abertos, alcançado pelo aluno da APAE, Vanderlei Evangelista de Almeida Filho. Antes de chegar nesta competição, Vanderlei havia se classificado nos Jogos Regionais.
Mas a história de superação começa muito antes da medalha. Segundo a mãe, Ivone Silva Gomes de Almeida, a emoção em ver o filho chegando em 2º lugar na corrida de 400 metros, foi imensa. “Os médicos não davam muita esperança de que meu filho ia andar”, conta a mãe.
Com 1 ano e 9 meses, o garoto ainda não andava, então a mãe preocupada com a situação, levou o filho ao médico e recebeu o diagnóstico desanimador. Mas, Ivone não se conformou com a constatação médica, seguiu em frente com os tratamentos, fisioterapia e medicações.
Contrariando o diagnóstico, com pouco mais de 2 anos de idade, Vanderlei já começava a dar os primeiros passos. “Meu marido morreu quando eu estava grávida dele não foi fácil, mas conseguimos superar”, conta.
O garoto é o caçula de três irmãos e agora é o orgulho da família, que quando soube do resultado da competição comemorou a superação conquistada por Vanderlei.
Quando perguntada sobre a importância do esporte para a qualidade de vida do filho, a mãe disse que o atletismo ajuda no desenvolvimento do menino e o deixa mais feliz. “Ele estando feliz, eu também fico feliz”, relata a mãe.
Segundo o treinador desportivo Rodrigo Fais, o jovem foi o primeiro atleta de Itápolis a se classificar e trazer medalha no atletismo, competindo pelos Jogos Abertos.
Tudo começou com a iniciativa do treinador Rodrigo, que procurou a professora de Educação Física da APAE, Luciana Teixeira, para iniciar os treinamentos com os alunos da entidade, para participarem do atletismo ACD.
Os treinamentos dos 14 alunos que participam da modalidade acontecem todas as manhãs no Centro Comunitário, com orientação dos dois professores.
Relatando o trabalho com os atletas ACD, o professor conta que a questão de superação é emocionante: “tenho uma satisfação pessoal em desenvolver este trabalho com os alunos da APAE”.
Os alunos, inclusive, são todos cadastrados com laudo médico e psicológico, no Comitê Paraolímpico.
“A conquista de Vanderlei é resultado de um trabalho em conjunto, que culminou na medalha, mas, que começou a dar resultado muito antes, com a motivação dos professores e da família”, destacou a secretária da pasta, Alessandra Tomasin.
Professor e atletas que ganharam a prova de 400 metros nos Jogos Abertos
Os professores Rodrigo e Luciana, junto ao aluno medalhista
Trabalho em conjunto, entre Secretaria de Esportes, APAE e família foram essenciais para os bons resultados