Em busca de recursos para Itápolis e melhorias para área agrícola do município, os secretários de Governo e Habitação e o vereador Tonicão D'Agostino estiveram, nesta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e na CEAGESP. No primeiro encontro, os representantes do Executivo e Legislativo itapolitanos se reuniram com o deputado Carlão Pignatari (PSDB) para apresentar as demandas da cidade e obtiveram como resposta a indicação de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil para ser investida em obras de infraestrutura no município.
“O deputado Carlão foi quem protocolou o projeto para Itápolis se tornar Município de Interesse Turístico e tem se colocado à disposição de Itápolis para auxiliar em outras necessidades também”, explicaram os secretários municipais. Também foi solicitado ao deputado uma ajuda para reformar o “Castelinho – Antiga Cozinha Piloto”, Pignatari disse que indicará o município para ser inserido no Fundo de Interesse Difuso, pelo qual são liberadas verbas, para isso uma equipe deverá dirigir-se a Itápolis para realizar uma levantamento sobre os custos da reforma.
Já na segunda parte da viagem à capital paulista, houve a reunião na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP, onde o vereador e secretários estiveram com o diretor presidente, Johnni Hunter Nogueira. O objetivo deste encontro era verificar como a CEAGESP poderia ajudar o município no armazenamento de grãos. Tanto a Administração Municipal, como o vereador, estão atentos ao crescimento deste tipo de produção agrícola em Itápolis. “Estamos buscando maneiras para ajudar os produtores rurais do município que estão plantando soja, milho, entre outros grãos. O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e o prefeito têm buscado recursos junto aos governos estadual e federal para reformar e ampliar o silos da cidade, mas, enquanto isso não acontece estamos correndo atrás de outras possibilidades”, disse o vereador.
O diretor presidente da CEAGESP explicou que devido à limitação de recursos para investimento na atual conjuntura, a Companhia não está investindo em outros municípios, mas a maneira que estão auxiliando os produtores paulistas é disponibilizando os silos regionais a preços menores do que aqueles praticados no mercado, para ajudar os agricultores a gastarem menos com a armazenagem. Para os itapolitanos, as localizações mais próximas são Araraquara e Engenheiro Schimitt. Nestes postos de silos da CEAGESP, além do custo ser menor, os resíduos dos grãos também são devolvidos aos produtores rurais, que podem aproveitá-los para comercialização ou manutenção de outra cultura.
Imprensa Prefeitura de Itápolis