28 DEZ 2011
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL FAZ UM BALANÇO DOS IMPORTANTES PROGRAMAS DESENVOLVIDOS EM 2011

Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social são de fundamental importância para o município, especialmente para a população que necessita de assistência social. Entre os atendimentos realizados em 2011, estão a recepção e acolhimento de 6.540 pessoas, que receberam atendimento inicial e encaminhamento das necessidades trazidas pela população, que é orientada a integrar um dos programas sociais. A Secretaria realizou durante esse ano, 702 visitas domiciliares, nas residências das pessoas que são atendidas pelos programas sociais ou nos casos onde houve denúncia de maus tratos a idosos, crianças e adolescentes.

Além de atender as solicitações de medicamentos, exames médicos, orientações sobre higiene, solicitação de benefício para idosos e deficientes, solicitação de fraldas geriátricas, leites especiais, cestas básicas de alimentos, auxílio funeral, prótese ocular e dentária, bem como atendimento de relatórios sociais por solicitação do Poder Judiciário e Promotoria Pública. Trata-se de um trabalho de campo, onde as assistentes sociais da Prefeitura acompanham de perto a realidade das pessoas que necessitam de auxílio.

Na situação específica de acompanhamento dos Idosos, foram feitos 17 atendimentos a pessoas idosas em situação de negligência e risco pessoal, que receberam os encaminhamentos necessários. Já no Centro de Convivência do Idoso, cerca de 250 idosos que freqüentam a sede, são beneficiados pelos programas desenvolvidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que faz parte da Secretaria e trabalha em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria da Cultura e de Esportes do município, realizando diferentes atividades para o lazer dos idosos.

Em 2011, a Secretaria providenciou 336 Carteiras de Identidade (RG), incluindo a confecção de primeira e segunda via do RG, para pessoas carentes. E foram atendidas 472 pessoas entre Migrantes e Itinerantes, que não possuem residência fixa, vindas de outras cidades, que solicitaram passagens para outros municípios.

Na Gestão do Programa Bolsa Família, 999 pessoas foram atendidas. Trata-se da inclusão de famílias para cadastramento, recadastramento, transferência, desbloqueio, reversão de cancelamento e inclusão no programa de baixa renda de energia elétrica. Dentro do Bolsa Família, foram realizadas 8 reuniões sócio-educativas com as famílias dos beneficiários para tratamento das condicionalidades do Programa.

A Secretaria ainda atendeu 267 Deficientes e Idosos que receberam o Benefício da Prestação Continuada, que compõe a inclusão e alteração no CadÚnico, que é um direito constitucionalmente assegurado e regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social que consiste em um benefício da assistência que garante o repasse de um valor mensal, à pessoas com deficiência, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho, cuja renda familiar seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente.

Outro importante programa da Secretaria é o Vivaleite, que repassou cerca de 5.400 litros por mês, nesse ano. O Vivaleite é realizado em parceria com as Secretarias da Saúde e da Agricultura e destina-se ao atendimento de crianças na faixa etária de 6 meses a 6 anos e 11 meses, através da distribuição gratuita de leite pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3% (três por cento), enriquecido com ferro (aminoácido quelato) e Vitaminas A e D, com prioridade para as crianças de 6 a 23 meses de idade, cujas famílias recebam até dois salários mínimos.

Na Campanha do Agasalho realizada em parceria com o Tiro de Guerra, Entidades Sociais, comércio e escolas municipais, foram arrecadadas em 2011, 13.225 peças de roupas, doadas aos usuários dos serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pelas Entidades Sociais do município.

Entre os Conselhos Municipais, que fazem parte da Secretaria e trabalharam para o aprimoramento da qualidade de vida da população, estão o Conselho Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde ambos monitoram e avaliam as entidades e há também o Conselho de Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família.

A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou em 2011 a Conferência Municipal da Assistência Social, Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e coordenou a 1ª. Conferência Municipal da Transparência e Controle Social. Todos esses projetos são fundamentais para melhorar cada vez mais, a assistência prestada à população.

Arrecadação da Campanha do agasalho

Alimentos entregues às famílias assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social

Conferência Municipal de Conselho