A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental vem realizando vários projetos para implantar uma política ecológica que beneficie a população. São várias ações como o monitoramento do Vazadouro Municipal e da carga orgânica das lagoas de Estação de Tratamento de Esgoto. O trabalho de produção de mudas para reflorestamento e arborização urbana, que são doadas para população, onde só no ano de 2011, foram produzidas 9.791mudas, e a implantação do Horto Florestal que está sendo iniciada. A Secretaria assessorou durante esse ano o Comitê Gestor de Parceria Público-Privada, na realização de uma Audiência Pública, que discutiu a instalação em Itápolis de uma Usina de Tratamento de resíduos do Município.
A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental está aplicando uma inspeção veicular por meio do Teste de Fumaça Preta, com base na Escala de Ringelmann, em todos os veículos a diesel da frota Municipal e terceirizada, com a finalidade de controlar os gases poluentes emitidos. A Secretaria também monitora a aplicação das Leis que se referem à implementação de arborização urbana nos novos loteamentos, a proibição da queimada de mato, entulho e demais detritos em terrenos baldios, e a certificação ambiental para madeiras utilizadas no município.
Dentro dos projetos de Educação Ambiental, ocorreram as capacitações voltadas aos Professores da rede Municipal, sobre arborização urbana, recomposição de mata ciliar e de nascentes. Já para o Plano Municipal de Arborização Urbana, é realizado na cidade o Inventário Arbóreo, para cadastrar todos os tipos de árvores existentes.
Para viabilizar os trabalhos, a Secretaria conseguiu nesse ano a aprovação de importantes Leis Municipais, como a Lei 2770/11, que instituiu a política municipal de proteção aos mananciais de água destinados ao abastecimento público, regulamentada pelo Decreto 4121/11. E a Lei 2772/11, que instituiu o sistema integrado de gerenciamento de recursos hídricos. O objetivo é que a aplicação destas leis garanta a qualidade da água no Município.
Foi criado também pela Lei 2829/11, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, a criação do novo Conselho, que visa atrair uma maior participação da sociedade civil nas questões ambientais do Município.
Viveiro Municipal onde são produzidas as mudas distribuídas para a população gratuitamente
Reunião do Conselho sobre Parceria Público-Privada
Trabalho de Certificação de madeira
Adesivo da inspeção veicular sobre a fumaça preta