A Prefeitura de Itápolis, por meio do trabalho Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou, recentemente, um levantamento sobre a situação de todas as áreas industriais do município, para ter um mapeamento atualizado das empresas instaladas na cidade. Esse mesmo trabalho começará a ser feito nos distritos de Tapinas e Nova América.
De acordo com a assessora adjunta de Desenvolvimento Econômico do Município foram diagnosticadas quais são as empresas que estão em funcionamento e quais são os ramos de atividade. A intenção da pasta e do PRODEI (Projeto de Desenvolvimento Econômico de Itápolis) é regularizar as áreas que estejam inadequadas e verificar quais empresas já cumpriram os requisitos para obter a outorga da escritura definitiva do imóvel.Nos casos em que for constatado que o empreendedor cessionário não cumpriu com os requisitos propostos pelo município, a Prefeitura poderá fazer a reversão dessas áreas, a fim de que possam ser disponibilizadas para outras empresas.
Inclusive, recentemente, o Executivo sancionou a Lei Nº 3.257 de 23 de maio de 2016, que foi aprovada pela Câmara Municipal, regularizando a doação de uma área para a empresa J R Esquadrimar. Esta empresa já realizou investimentos que ultrapassam os R$ 7 milhões, mas que dependia desta aprovação para finalizar as obras de instalação e começar a funcionar e gerar empregos na cidade. A empresa esperava há anos por esta regularização para concluir seus investimentos no município.
A Administração Municipal, ainda, deverá encaminhar novos projetos de lei para regularização de outras áreas constantes nos Distritos Industriais I, II e III.Essas ações configuram o trabalho que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem realizando para fomentar a economia local e a geração de empregos.