10 JAN 2013
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL QUER CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁRVORE

Você tem consciência da importância de se ter uma árvore plantada em sua calçada?

A vegetação urbana desempenha funções muito importantes nas cidades. As árvores, por suas características naturais, proporcionam bem estar ao homem que vive na cidade, sob vários aspectos. Entre eles estão: a sombra para os pedestres e veículos; a proteção e direcionamento do vento; o amortecimento do som, o fato de amenizar a poluição sonora e reduzir o impacto da água da chuva e seu escorrimento superficial; o auxílio na diminuição da temperatura, pois, absorvem os raios solares e refrescam o ambiente pela grande quantidade de água transpirada pelas folhas; a melhora da qualidade do ar; a preservação da fauna silvestre; o bem estar psicológico ao homem e o melhor efeito estético.

Por conta destes benefícios, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental da Prefeitura Municipal de Itápolis tem procurado conscientizar a população da importância da arborização urbana em nossa cidade e para auxiliar e estimular nessa questão a Prefeitura realiza a doação de mudas de árvores, as quais estão disponíveis no Viveiro de Mudas Municipal, localizado na Avenida José de Barros Ribeiro, número 805. Para obter outras informações ou orientação técnica, você pode ligar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, no telefone 3263-8007.

COMO "FORMAR" UMA ÁRVORE

A passagem da fase jovem, que é a muda para a fase adulta, que se trata da árvore já formada requer alguns cuidados. As plantas, ao crescerem em "lugares abertos", emitem muitos ramos para ocupar o espaço disponível. Assim, quando o plantio em calçadas for feito com muda menor que 1,80 m de altura, além de maior proteção, elas requerem a chamada poda de formação.

Esse tipo de poda consiste na eliminação dos ramos inferiores, sem prejudicar o crescimento da muda. Desta forma, evita-se que a árvore atrapalhe a passagem de pedestres, prevenindo as podas drásticas posteriores, para corrigir a sua forma. A árvore de calçada deve ter os galhos situados sempre acima de 1,80 m.