09 SET 2015
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
SECRETARIA DE AGRICULTURA ESTÁ REFORMANDO SECADOR DE GRÃOS MUNICIPAL

O secador, que funcionará em breve, auxiliará agricultores do Município

A Prefeitura de Itápolis, através da Secretaria de Agricultura, está realizando a reforma do secador de grãos da EMAAI (Empresa Municipal de Abastecimento e Armazenagem de Itápolis), que deve ficar pronto dentro dos próximos 30 dias. Há muitos anos este secador estava desativado e depois da reforma, poderá beneficiar os produtores rurais da cidade que estão investindo na produção de grãos. Só para se ter uma ideia, atualmente, a Secretaria conta com o registro de 70 agricultores cadastrados sendo que, em média, 40 deles têm sua produção de grãos armazenada no Silos da Prefeitura.

"Em uma Unidade Armazenadora de Grãos a etapa do processo de secagem pela qual os grãos são submetidos é de fundamental importância, pois a partir dela podemos manter um produto de boa qualidade para a armazenagem, industrialização e o consumo final, beneficiando diretamente os produtores", disse o secretário de Agricultura, Antônio de Agostini Neto.

O processo de secagem é aplicado para reduzir o teor de umidade na produção de grãos a níveis que possibilitem um armazenamento seguro. "Após a secagem, os agricultores têm a possibilidade de armazenar os grãos no Silos da Prefeitura ou fazê-lo em sua propriedade", conclui o secretário.

Com a volta do funcionamento do secador de grãos no município que, deve realizar a secagem de aproximadamente 300 sacas por horas, além da economia para os agricultores que não terão que deslocar sua produção para outras cidades para realizar a secagem, o tempo de espera para fazer a colheita também poderá ser menor, pois quando o grão é secado artificialmente não é necessitando mantê-lo por mais tempo no campo para secagem ao ar livre, deixando, assim, a área livre para o plantio da safrinha (sorgo, girassol, entre outros).