Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, Ensino Fundamental completo, estar desempregado, fora do mercado de trabalho, procurando o primeiro emprego ou ser chefe de família, tanto homem ou mulher, que mantenham a renda familiar.
O Via Rápida é um programa do Governo de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal, que tem como objetivo, capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.
Os interessados devem efetuar sua inscrição, pelo site até amanhã, 17/08. Os participantes recebem material didático gratuitamente e subsídio de transporte no valor de 120 reais. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de 210 reais, durante o período do curso. Os inscritos passarão por seleção de acordo com critérios de renda.
O curso de Soldador Básico prepara o profissional para realizar processos de soldagem, corte de peças metálicas na indústria e capacita para a condição de prestador de serviços autônomo, cuidando de equipamento, providenciando acessórios consumíveis e placas a serem soldadas, ensinando as normas de segurança, organização e de meio ambiente.
Já o curso de Garçom capacita o profissional para atender os clientes, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas em restaurantes, bares, clubes, hotéis, eventos e hospitais. Ensinando ainda, a montar e desmontar praças, carrinhos, mesas, balcões e bares.
Em Itápolis o curso está sendo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Itápolis, para capacitar a população para o mercado de trabalho.