20 MAI 2010
ARQUIVO DA PREFEITURA ESTÁ SENDO RECUPERADO

O arquivo da Prefeitura finalmente está sendo recuperado e organizado, além de ter ganhado um endereço certo. Um projeto de lei deverá ser analisado e votado pela Câmara Municipal que, autorizará a incineração de parte dos materiais e a digitalização dos documentos fundamentais e fatos históricos da cidade e do município.

Ao assumir a Prefeitura no início do ano passado, o Prefeito encontrou alguns setores da Administração Pública Municipal, deficitários ou até em estado de descaso e abandono, como era o caso do Arquivo Municipal.

Documentos da Prefeitura, Secretarias e setores ligados a Administração Municipal estavam depositados em diversos lugares e prédios inadequados, deteriorando-se com a ação do tempo e da forma que estavam alojados.

Entendendo a importância e a necessidade em recuperar os documentos, o Prefeito autorizou a locação de um imóvel nas proximidades da Prefeitura para a instalação do Arquivo Municipal e designou um funcionário com experiência nesta área para promover a recuperação e organização do acervo. O trabalho teve início no primeiro semestre do ano passado e deverá estar concluído em março do próximo ano, segundo o funcionário do arquivo.

A Prefeitura adquiriu milhares de caixas próprias para arquivamento dos materiais, além de mais de uma dezena de prateleiras em aço que possibilitam a acomodação das caixas e facilita o acesso aos documentos para consultas, quando necessário, desde que previamente autorizadas pela municipalidade.

Além de documentos da área administrativa da Prefeitura e setores ligados a ela, o Arquivo Municipal também possui livros diários, de registros de leis, portarias, entre outros. Um detalhe interessante é a existência de um livro contendo a assinatura de Florêncio Terra, primeiro Prefeito de Itápolis, cujo documento data do ano 1909.

Confira abaixo uma parte da história da trajetória do Arquivo Municipal.

ANTES

DEPOIS