10 DEZ 2013
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
QUESTÕES AMBIENTAIS SEMPRE ESTÃO NA PAUTA DA PREFEITURA DE ITÁPOLIS

Ao assumir a Gestão Municipal em janeiro de 2009, o prefeito buscou planejar com sua equipe, as políticas ambientais que pudessem interferir positivamente na vida da população.A mais recente conquista da Administração foi conseguir a inclusão no Programa Água Limpa do Governo Estadual, pelo qual os dois distritos do município, Tapinas e Nova América terão suas Estações de Tratamento de Esgoto, depois de mais de 100 anos, sem esse benefício.Por meio do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, a Prefeitura de Itápolis monitora, com eficiência, a Lagoa de Tratamento de Esgoto da cidade.

Já em parceria com o SAAEI (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itápolis), a Prefeitura elaborou o Plano de Saneamento Municipal, que possibilitou uma análise precisa da realidade estrutural do município, para que a partir deste diagnóstico, pudesse melhorar a rede de distribuição de água e esgoto.

Foi realizado o cadastramento de todos os poços e mananciais de abastecimento público da cidade e uma avaliação da emissão de poluentes dos veículos da Prefeitura. Houve a realização do inventário arbório do município e a manutenção do Viveiro Municipal, onde as mudas são produzidas e distribuídas gratuitamente para a população para arborização urbana e recomposição de mata ciliar. Só no de 2013, foram mais de 10 mil mudas doadas, que colaboraram com a qualidade do Meio Ambiente.

Em trabalho conjunto entre as Secretarias de Desenvolvimento Ambiental e de Educação, houve a formação contínua dos professores, para aplicação da política municipal de Educação Ambiental. Além da criação do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

A Gestão Municipal trabalhou nestes últimos 5 anos na elaboração de diversas Leis importantes, como a criação do Plano de Resíduos Sólidos; Defesa Civil; do Dia Municipal do Meio Ambiente e da Proteção Animal; Política municipal de proteção aos mananciais de água destinados ao abastecimento público; Sistema integrado de gerenciamento de recursos hídricos; Obrigatoriedade de implementação de projetos de arborização urbana nos novos parcelamentos de solo; Exigência de certificação ambiental para madeiras utilizadas no município; Calendário de datas comemorativas ambientais, denominado calendário ecológico; Controle da poluição atmosférica, através de teste de avaliação colorimétrica de densidade de fumaça; Fundo Municipal do Meio Ambiente; Regulamentação das normas acerca da proibição de queimadas nos lotes urbanos; Plano Municipal de Saneamento Básico nas vertentes de água, esgoto e drenagem pluvial do Município, além do Programa municipal “amigo das nascentes”, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade das águas e assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos por meio da mobilização da sociedade civil para o cuidado e a conservação das nascentes e áreas de cabeceiras em território municipal, fora do perímetro urbano.