06 MAI 2010
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
PROCON e Banco do Povo ampliaram atendimento

O PROCON – Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor e o Banco do Povo Paulista de Itápolis, apresentaram um crescimento significativo no exercício de 2.009, solidificando ainda mais a classificação das instituições, dentre as que mais se destacam no Estado de São Paulo.

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

O índice de reclamações apresentadas na Fundação PROCON de Itápolis, saltaram de 1.672 em 2.008, para 4.286 em 2009, um aumento de 156% entre um ano e o outro. Deste total, quase a totalidade das reclamações foram solucionadas amigavelmente entre os consumidores e os fornecedores, com a intermediação da instituição conciliadora.

Já o Banco do Povo Paulista de Itápolis, apresentou um crescimento de 64,7% no ano passado. Foram efetuados 56 contratos de empréstimos em 2.009, contra 34 do ano de 2.008. A soma dos empréstimos concedidos ano passado é de aproximadamente R$ 185 mil.

O PROCON e o Banco do Povo funcionam junto à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, no prédio da Prefeitura. Ambas as instituições contam com dois atendentes cada, que fazem atendimento diariamente de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.

FUNÇÕES DO PROCON E BANCO DO POVO

É um órgão que registra reclamações e toma iniciativas para a harmonia nas relações de consumo. Ao receber uma reclamação, busca a solução com o fornecedor. Cerca de 80% dos casos são resolvidos em uma única ligação, na presença do consumidor. Em caso negativo, promove audiência de conciliação.

O Banco do Povo é um programa de geração de emprego e renda destinado a possibilitar o acesso ao crédito a pequenos empreendedores de baixa renda, que possuam habilidades e experiências de trabalho e que queiram iniciar ou ampliar seu próprio negócio.