15 MAR 2011
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
PROCON DE ITÁPOLIS INFORMA: DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR
Hoje, dia 15, comemora-se o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor em homenagem ao Presidente Norte Americano John F. Kenedy, que em 1.962, enviou ao Congresso uma mensagem na qual defendia os direitos dos consumidores, dentre estes o direito à informação, à segurança, à escolha e ao direito de ser ouvido.

Porque é importante tal data para os consumidores?

Todo o ser humano é um consumidor. As pessoas comem, vestem-se, divertem-se; compram imóveis, móveis, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos, utilizam serviços e outros.

Consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, ou qualquer outra entidade) que adquire produtos ou serviços para uso próprio.

Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica que produz ou vende produtos ou serviços e tudo o que oferecer aos consumidores deve ser de qualidade, com preço justo e que atenda sua finalidade, sem enganar o consumidor.

O direito do consumidor é garantido pela Lei 8.078/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor. A importância dessa legislação é o estabelecimento dos direitos dos consumidores a fim de evitar prejuízos e constrangimentos, melhorando o mercado de consumo e estimulando o controle na qualidade dos produtos.

Para que todos consigam defender e exigir seus direitos é fundamental atenção e sempre estar atento. É dever do consumidor exigir seus direitos junto ao fornecedor. Através dessas atitudes que você estará exercendo seu papel de cidadão, defendendo seus direitos e contribuindo para melhorar o nível de vida de todos os consumidores.

Conhecendo seus direitos, se o fornecedor não solucionar o problema procure o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor.

Neste dia especial para os consumidores o Procon Municipal de Itápolis-SP estará à disposição para quaisquer esclarecimentos e distribuirá material informativo e o Código de Defesa do Consumidor aos consumidores que comparecerem no Órgão localizado na no prédio da Prefeitura Municipal, Avenida Florêncio Terra, 399, centro de Itápolis-SP, Telefone: 016-3263-8038.

Clique na figura para ler o Código de Defesa do Consumidor