28 JUN 2009
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
Primeiro Trator com isenção de juros foi entregue a Agricultor

Foi entregue na manhã do dia 26/06 defronte a Prefeitura Municipal de Itápolis, o primeiro trator com isenção de juros, ao agricultor Marcelo Rodrigo Regiani propietário do sítio Santa Izildinha.

Em cerimônia simples estiveram reunidos o prefeito, o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, o gerente do Banco Nossa Caixa Carlos Colombo e Bruno Chiquetti representante da carteira agrícola da mesma instituição, assessores políticos, representantes e funcionários da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, ligados ao Governo do Estado, além de membros da família Regiani.

A concretização do Programa Pró-Trator no município deve-se ao apoio da Prefeitura, em especial a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento que desenvolveu amplo trabalho de esclarecimento aos proprietários rurais, onde foram apresentados os inúmeros benefícios do programa ligado ao governo através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. Este foi o primeiro trator entregue a um agricultor no munícipio e um dos primeiros no Estado, outros 27 agricultores estão inscritos no programa e devem ser contemplados no decorrer deste ano.

O agricultor é quem escolhe a marca e modelo que melhor lhe convém as suas necessidades e o Banco Nossa Caixa financia através do programa de benefícios. No caso do proprietário rural Regiani, o trator escolhido é da marca Massey Ferguson e tem potência de 75 cavalos. Com a dedução dos impostos, o valor estimado do trator sofre uma redução de pouco mais de 5 mil reais, segundo informações do vendedor Sala e o gerente Eduardo da G.R.A. Máquinas Agrícolas.

PROGRAMA PRÓ-TRATOR - Agricultura Moderna para todos

Foi assinado no dia 01/12 o convênio entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Banco Nossa Caixa para operacionalização do Programa Pró-Trator, que oferece tratores a juros zero aos produtores paulistas.

Na oportunidade foram anunciados também os valores dos tratores de potência entre 50 e 120 cavalos, com os devidos descontos por categoria oferecidos pelas empresas fabricantes.O programa prevê o financiamento de seis mil tratores.

Agora o produtor já pode procurar a Casa de Agricultura do seu município ou um dos 40 escritórios regionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria (Cati) para iniciar os procedimentos de adesão ao programa.

Para adesão ao Pró-Trator - Agricultura Moderna para todos, o produtor paulista terá que ter uma renda agropecuária anual de até R$ 400.000,00, sendo 80% da renda bruta seja proveniente da agricultura . O beneficiário terá o prazo de até cinco anos para pagar, incluindo até três anos de carência.

Num primeiro momento, o Banco Nossa Caixa deve disponibilizar R$ 400 milhões em crédito dentro dos chamados R.Os.(recursos obrigatórios), cuja taxa de juros é de 6,75% ao ano. O Governo do Estado, por meio do FEAP - Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, subvenciona os juros para o produtor , totalizando R$ 100 milhões em recursos.

Foram disponibilizadas 23 máquinas de costura profissional de propriedade da municipalidade para a realização do curso, e a revisão técnica dos equipamentos também está a cargo da prefeitura. Tecidos, linhas e aviamentos foram doados por algumas empresas do ramo de confecção da cidade que, devem absorver a mão-de-obra qualificada quando da conclusão do curso.