O prefeito, Carlos Augusto Biella, o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Negrão, e o assessor de Gabinte, Luan de Oliveira, participaram de uma reunião com moradores do distrito de Tapinas na noite de segunda-feira (07) para auxiliar os munícipes na elaboração da CMT (Cooperativa dos Moradores de Tapinas). A proposta é viabilizar a autonomia cidadã e um regate sócio cultural da localidade.
O projeto proposto pela Cooperativa pretende capacitar os interessados na coleta e reaproveitamento de óleo de cozinha, que será utilizado para produzir sabão e detergente, que, também, poderiam ser aproveitados pelo próprio poder público municipal.
Entre as outras propostas indicadas estão:
- Criação de hortas comunitárias de alimentos orgânicos;
- Implantação de Centros de formação de artesãos;
- Formação de especialistas em cozinha italiana;
- Organização de grupos de costureiras para richilieu e roupas íntimas.
Novas reuniões foram agendadas, enquanto está sendo formada uma Comissão para organizar uma grande festa italiana com a apresentação de grupos musicais e folclóricos, além do preparo da gastronomia típica, para poder resgatar os costumes e a tradição dos primeiros imigrantes italianos.
Um projeto semelhante esta sendo elaborado para o distrito de Nova América. “Nossa intenção é valorizar nossa tradição e aproveitá-la para geração de renda e para o resgate sócio-cultural dos itapolitanos”, sintetiza o prefeito.