03 MAI 2017
FINANÇAS
PREFEITURA ABRE LICITAÇÃO PARA CONTRATAR SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E CONSERTO DE VEÍCULOS MUNICIPAIS

Ao assumir a Administração Municipal, a atual gestão se deparou com muitos veículos quebrados ou em péssimo estado de conservação. Este fato esbarrou nos recursos financeiros limitados para adquirir novas peças automotivas e na falta de equipamentos na Oficina do Almoxarifado Municipal. Só para se ter uma ideia até o momento, o Executivo Municipal já pagou mais de R$ 3,5 milhões em dívidas, e esse montante representa apenas a metade do valor que restou para ser pago neste ano, referente a gastos realizados pelas gestões anteriores. Fator que tem comprometido novos investimentos no município. Outra dificuldade decorrente desta situação é que parte das dívidas era, justamente, com os fornecedores de peças, dificultando as negociações iniciadas neste ano.

Mesmo diante deste cenário, a gestão pública municipal tem projetado e aplicado medidas para resolver o problema da recuperação dos veículos. Como a Prefeitura de Itápolis só conta com 1 mecânico de veículo leve, porque os outros 5 mecânicos são de veículos pesados (máquinas, tratores, ônibus e caminhões) e pela falta de equipamentos - que ainda serão adquiridos - este profissional não daria conta de consertar todos os carros municipais com problemas. Por isso, a Secretaria de Administração abriu um processo licitatório de registro de preço para contratação de eventuais serviços de mecânica em geral, para manutenção corretiva dos veículos pertencentes à frota do Município, incluindo o fornecimento de peças e acessórios de reposição. O mecânico da Prefeitura continuará fazendo os consertos que tiver condições de realizar e fará o trabalho preventivo da frota.

De acordo com o prefeito, os veículos utilizados para transporte de pacientes da Secretaria de Saúde estão sendo priorizados neste processo. “Também estamos preparando uma nova licitação para comprarmos novas ambulâncias”, explicou. O secretário de Administração ressaltou que está sendo feito um trabalho em conjunto com a Associação Comercial para incentivar as empresas locais do ramo mecânico, a participarem do pregão para registro de preço, objetivando que o recurso investido pela Prefeitura neste serviço de recuperação da frota do município, fique na própria cidade gerando emprego e renda.