04 MAI 2017
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
NOVAS POLÍTICAS AMBIENTAIS SÃO DISCUTIDAS NA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONDEMA

Arborização do Município, substituição de árvores que apresentam problemas, descarte de pilhas e baterias e destinação de resíduos sólidos estiveram na pauta de discussão

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), órgão colegiado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Itápolis, realizou nesta quarta-feira (26), uma reunião para discutir as políticas ambientais do município, que contou com a presença de prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Ambiental e a bióloga do município falaram sobre a aprovação da Resolução 02/2017 que estabelece a obrigatoriedade de separação de Resíduos de Construção Civil; as atividades propostas para a 1ª Semana do Meio Ambiente e Agricultura Sustentável em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho); sobre a implantação do Fundo Municipal do Ambiente; e a reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica Tietê-Batalha.

A implantação de pontos para coleta seletiva de pilhas e baterias, também, fez parte do debate e ficou decidido que as escolas municipais devem receber estes materiais evitando, com isso, o descarte incorreto o que pode ocasionar sérios problemas ambientais.

Durante o encontro os membros do Conselho discutiram, também, a importância da arborização no município. “A arborização urbana é fundamental para a manutenção da qualidade de vida da população em nosso ponto de vista, por isso, temos realizado um trabalho de catalogar as árvores da cidade para averiguar as espécies e identificar as árvores com potencial risco e as que podem ser substituídas”, disse o prefeito.

É importante ressaltar que a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental já realiza um inventário arbóreo, que consiste em cadastrar as espécies das árvores, que servirá para a Prefeitura fazer um diagnóstico mais preciso sobre as espécies existentes na cidade e nos distritos e verificar os locais onde é possível plantar novas árvores.