O servidor municipal da prefeitura de Valparaíso, município do Chile, senhor Sérgio Patricio Henriquez Orellana, está em Itápolis visitando seus familiares, que aqui residem. Acompanhado de seu primo itapolitano, Juan Orellana, Sérgio visitou o gabinete municipal, onde foi recebido pelo prefeito Carlos Augusto Biella.Segundo Juan a intenção do encontro foi mostrar o funcionamento de uma prefeitura brasileira para seu primo que também trabalha no serviço público chileno. “Queria mostrar como é o funcionamento do poder público brasileiro, inclusive, também estivemos no Fórum, na Câmara Municipal, na Secretaria de Cultura e no CRI (Centro de Referência do Idoso) da cidade”, explicou o sobrinho.
De acordo com o chileno esta proximidade que os itapolitanos têm com os poderes públicos, e os políticos, é muito diferente da realidade de seu país, visto que o Chile é um Estado Unitário. “A proximidade com os políticos, é uma coisa que falta na minha cidade, no meu país”, considera Sérgio.
O prefeito Guto Biella destacou que em seu governo esta proximidade é muito importante: “busco ouvir os servidores municipais, a população, o legislativo, para encontrarmos as melhores soluções para o município”.
Esta é a segunda vez que Sérgio Orellana visita Itápolis, sendo que a primeira vez foi há 18 anos. O chileno disse, ainda, que pretende voltar mais vezes à cidade, onde tem parentes: “se Deus quiser, pretendo voltar em dois anos a Itápolis”.