Avenida dos Amaros, as Rodovias Theodolinda Benaglia e Rafael Palone e a Rua Boiadeira seguem interditadas em Itápolis
O excesso de chuva que aconteceu em Itápolis na manhã desta quarta-feira, dia 13 de janeiro, causou muitos danos no município. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Jonas Bertioti, foi registrado o índice pluviométrico de 140 milímetros, nesta manhã atípica. O grande volume de chuva aliado ao rompimento de um tanque de peixe. O prefeito, Carlos Augusto Biella, e secretários municipais, acompanharam toda a situação de perto, visitando todos os pontos de alagamento da cidade.
“Estamos muito solidários as famílias que tiveram prejuízos, auxiliaremos estas pessoas para minimizar, ao menos um pouco, o sofrimento destas pessoas, prestando o amparo que elas têm direito, por meio das Secretarias Municipais”, explicou o prefeito.
A Secretaria de Desenvolvimento Social auxiliará as famílias prejudicadas com as chuvas. Já a Secretaria de Serviços Públicos, de Desenvolvimento Ambiental, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e a Divisão de Trânsito trabalham, incessantemente, desde cedo auxiliando e orientando a população. Estas equipes continuarão trabalhando para organizar a cidade.
Uma força tarefa já está sendo organizada pelo prefeito e secretários para prestar auxílio às pessoas que tiveram prejuízos com esta forte chuva, e, para poder reorganizar a cidade, realizando a limpeza e os demais serviços necessários.
“Sabemos dos problemas de drenagem na cidade, por conta das construções feitas em locais indevidos no passado. Inclusive já desapropriamos residências na área central, onde ocorrem as inundações, mas para fazermos novas desapropriações precisamos de novos recursos”, destacou o prefeito.
Nos últimos meses do ano, ao assumir a Administração Municipal, a gestão do prefeito Guto, havia feito uma limpeza na margem do Córrego Boa Vista, para melhorar a vazão da água que passa pelo local. Trabalho que continuará sendo realizado.
“Buscaremos recursos junto ao governo estadual para trocar a tubulação e melhorar o escoamento de água na cidade, pois este serviço tem um custo muito alto, que o município não dispõe”, disse o prefeito.
A Prefeitura de Itápolis pede para que a população evite estar presente nos momentos críticos de enchentes na cidade, para evitar acidentes e para que estejam atentos ao transitar pelas ruas do município. A Avenida dos Amaros seguirá interditada, já que neste local há um dos pontos de alagamento que causaram danos ao asfalto. As Rodovias Theodolinda Benaglia e Rafael Palone, Rua Boiadeira e parte da Valentim Gentil também seguem interditadas em Itápolis.