07 JUN 2017
GUARDA CIVIL MUNICIPAL
PALESTRA DEBATE IMPORTÂNCIA DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL PARA MUNICÍPIO E SUA REGULAMENTAÇÃO

Itápolis recebeu o Guarda Municipal e Advogado Eliel Miranda na segunda-feira (5/6) para ministrar uma palestra sobre Segurança Pública, a importância da atuação de uma GCM no município e as regulamentações necessárias para adequação da Lei Federal 13.022/14 que regulamenta o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Inclusive em Itápolis essa regulamentação está na fase final de elaboração, para que a Administração Municipal, em breve, possa remetê-la para apreciação do Legislativo.

Eliel explicou que além do trabalho de proteção dos bens patrimoniais do município, os Guardas exercem um papel muito importante atualmente na segurança da população. “Se estamos cuidando de uma praça, as pessoas que estão ali passam a contar com nosso auxílio e vigilância também, a Guarda tem um papel comunitário”, disse o palestrante.

A celebração de Convênios com os órgãos estaduais e federais foi apontada como uma forma de capacitar e equipar a GCM. “Nós estamos, com o apoio do prefeito, tomando as medidas necessárias para melhorar as condições de trabalho. O primeiro passo foi dado, internamente, estamos adquirindo novos uniformes (roupas, coturnos, capas de coletes balísticos)”, contou o comandante da GCM de Itápolis.

Estiveram presentes na palestra realizada na sede do Rotary Clube, o delegado Dr. Edno Correa, o Sub Tentente Zanotto Comandante do Corpo de Bombeiros, o Sargento Janduy Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, o comandante da GCM, o vereador Rafael Canova representando a Câmara Municipal, os secretários de Administração e Educação e assessor adjunto de Governo, representando o Executivo Municipal. Também participaram os representantes das Guardas Municipais de Itápolis, Tabatinga, Araraquara e Monte Alto. Membros do Conseg, Rotary Clube, da imprensa local, além da população.

Eliel disse que entre os mais de 600 municípios paulistas, apenas cerca de 100 contam com uma Guarda Municipal, e que por isso Itápolis é privilegiada por poder contar com essa importante instituição. “Vejam nos guardas municipais os seus aliados, protetores e amigos”, sintetizou o GCM.

Antes da realização do evento, o palestrante foi recebido na Prefeitura Municipal pelo vice-prefeito e um membro da equipe de Governo, ocasião na qual conversaram sobre o papel da Guarda no município.

07/06/2017