A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental está alertando a população para a importância da retirada da autorização de poda de árvore, que pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 13:00 horas, na Prefeitura Municipal.É importante lembrar que quando o munícipe retira a autorização, automaticamente, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental informa a localização para a equipe de Serviços Públicos realizar o recolhimento dos galhos das árvores podadas, que encontram-se plantadas na calçada pública.Para requerer o serviço é preciso apresentar: CPF, RG do requerente e apresentar nome completo do prestador de serviço (podador/jardineiro).
A Secretaria não aceitará solicitações com dados incompletos e, somente, serão recolhidos os resíduos de poda das residências cujos proprietários solicitaram autorização com no mínimo uma semana de antecedência.
De acordo com o secretário, a poda deve respeitar as características da planta, para que ela se desenvolva melhor. Portanto, as podas geométricas devem ser evitadas. A poda drástica é outro problema que vem sendo diagnosticado em Itápolis e que está sendo combatido pela Secretaria. “A poda drástica é considerada um crime contra o patrimônio público e contra o meio ambiente, não se deve retirar mais que 30% da massa verde da árvore”, explica.As podas das árvores só se justificam, em casos de interferência da rede elétrica ou obstrução da via pública por conta dos galhos e folhas. Em caso de dúvida, a Secretaria está à disposição para avaliar a necessidade da poda.