Geração de empregos é um dos pilares da atual administração, por isso a Prefeitura Municipal sempre desenvolve programas de estímulo para as empresas do município, por meio de políticas públicas de desenvolvimento econômico. Os incentivos e benefícios fiscais e materiais, foram revistos na Lei criada em abril desse ano, com o PRODEI- Programa de Desenvolvimento Econômico de Itápolis. Os incentivos e benefícios dessa lei são concedidos a projetos e empreendimentos que queiram se instalar na cidade e para ampliação do mercado de trabalho já existente, gerando novos empregos diretos e indiretos. Por meio do PRODEI também é concedida isenções tributárias, apoio para implementação da infra-estrutura, pertinentes à instalação da empresa.
Empresas como a Stella D’Oro, que produz molho de tomate, goiabadas, enlatados em conserva, entre outros produtos, tem crescido e aumentado o número de vagas, com incentivos recebidos da Administração Municipal. A Stella D’Oro, por exemplo, recebeu a doação de 2 alqueires, que possibilitou a ampliação da empresa e com isso a contratação de mais funcionários, chegando atualmente a 450 funcionários. Já a Itaipu, empresa que fabrica transformadores e até exporta os equipamentos produzidos em Itápolis, deve receber em breve da Prefeitura um incentivo de uma nova área de 7000 m², para a futura ampliação da empresa, que atualmente gera cerca de 400 empregos. Além de tantas outras empresas do município que ajudam a gerar oportunidades de trabalho em maior ou menor número em nossa cidade e que podem contar com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Dentro dessa política de fomentação para vinda de novas empresas, está a vinda de novas empresas como a IMF Indústria de Máquinas e Ferramentas, que ficará localizada atrás do colégio Educare, que hoje funciona dentro da Itaipu. A empresa deve iniciar suas atividades com 35 funcionários e pode chegar a 100 cargos. A Global Wheels Evolution Comércio de Rodas Ltda, que está sendo instalada próxima a chácara do Zani, e tem como principal atividade a fabricação de rodas de alumínio, vai gerar inicialmente 40 empregos e deve chegar a 150 postos de serviço. A J.R. Esquadrimar, fábrica de janelas, que está sendo instalada na avenida Tarquiníno Bellentani, começará com a contratação de 30 funcionários e tem expectativa de chegar a 400 empregos.
Além da empresa multinacional Syngenta, que está gerando cerca de 700 empregos, e que escolheu Itápolis para desenvolver um projeto pioneiro de produção de um novo tipo de cana-de-açúcar, chamado Plene. E que também tem recebido apoio em infraestrutura, desde a instalação ao auxílio de contratação de pessoal.
No setor de Confecção Industrial, tem sido realizada a capacitação e qualificação de pessoas através do curso de costura industrial em parceria com o SENAI. Teve início em 2009 e a cada 160 horas de curso são formados 40 pessoas que recebeu o Certificado de Curso Técnico, podem trabalhar em qualquer lugar do país. Isso vem estimulando o crescimento do setor de confecção industrial do município, que hoje, possui mais de 50 empresas formalizadas, além de outras.
A Prefeitura continua realizando o trabalho de busca de novos empreendimentos para a cidade, para estimular a geração de empregos e já tem parcerias em processo de conclusão para vinda de novas empresas, que serão divulgadas assim que estiver tudo certo.