O Movimento Maio Amarelo foi criado para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é realizar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.
A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Uma das iniciativas realizadas no município é o trabalho desenvolvido através de uma parceria entre: Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito e EMEI Mundo Pequenino. A ação “Travessia Segura nas Escolas” vem melhorando e organizando o fluxo do trânsito na Avenida José de Barros Ribeiro, em frente à escola. Com o auxílio de cones, placas de advertência e de um dispositivo móvel, que é um boneco. Estes sinalizadores são colocados no centro da via alertando e controlando os veículos nos horários de entrada e saída dos alunos.
A iniciativa gera mais prudência na observância das regras de trânsito evitando acidentes e trazendo seguranças aos pedestres que em sua maioria são alunos da EMEI. A operação conta com o trabalho das equipes treinadas para auxiliar a travessia dos escolares, colocando o material de sinalização na via e orientando os motoristas. O projeto foi baseado e fundamentado no manual de sinalização de áreas escolares elaborado pelo Denatran.
Toda a sociedade pode criar iniciativas que conscientizem sobre a importância do trânsito seguro, considerando o respeito às normas estabelecidas, para a segurança de motoristas e pedestres. Atravessar na faixa de pedestre, por exemplo, é uma ação muito importante e simples, basta respeitá-la.
O nome “Maio Amarelo” se baseou no sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata. O “Maio Amarelo” estimula a sociedade a debater as responsabilidades e avaliar os riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito, para que cada cidadão adote comportamentos mais seguro e responsáveis, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.