O secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, recebeu na terça-feira (23/02) os prefeitos das cidades que se destacaram na realização do Programa Time do Emprego, para entregar o prêmio aos municípios que atingiram ou ultrapassaram as metas propostas no projeto. Na região de Araraquara composta por 26 cidades, somente Itápolis e São Carlos ultrapassaram essas metas.
O prefeito, Carlos Augusto Biella, e a facilitadora do Programa no município, Debora de Souza Gonçalves, foram premiados na cerimônia realizada em São Paulo. O Time do Emprego é desenvolvido em Itápolis há 4 anos e no ano passado o município já havia conquistado o 3º lugar dentro do Estado, como uma das cidades que obtiveram melhor desempenho, auxiliando a população a se preparar para o mercado de trabalho.
“O Time é um programa que faz toda diferença na vida do trabalhador. Graças ao Programa os cidadãos conseguem se reerguer mesmo em tempos de crise”, disse o secretário estadual.
Gerenciado pela SERT, o Time do Emprego objetiva orientar o cidadão, a partir dos 16 anos, na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. O programa forma turmas de até 30 participantes, que funcionam como equipes, trocando experiências e aprendizado. Durante 12 encontros – um por semana, de até três horas – os facilitadores promovem dinâmicas e demais atividades. Os participantes aprendem como redigir um currículo, a vestir-se para uma entrevista e destacar as próprias qualidades em um processo seletivo.
O prefeito ressaltou a importância da realização do Time do Emprego em Itápolis e a competência com a qual a equipe da Prefeitura realiza o programa. “O prêmio é uma conquista para o município e queremos que essas e outras iniciativas sejam valorizadas no município para gerarmos emprego e renda”, explica Carlos Augusto.
Novas turmas do Time do Emprego estão previstas para começar no mês de março. Por isso, as inscrições já podem ser feitas na Escola Municipal Profissionalizante, localizada a Rua Pero Neto 1660, ao lado da EMEI “Mundo Pequenino”. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3262-5758.