Defesa Civil e Guarda Municipal, em conjunto com todas as Secretarias, trabalham orientando a população
Todas as Secretarias da Prefeitura de Itápolis estão trabalhando de forma conjunta, com a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal desde a quarta-feira, dia 13 de janeiro, quando o município começou a sofrer as consequências das chuvas torrenciais que atingiram toda região e demais localidades do estado de São Paulo. Para se ter uma ideia da intensidade das chuvas, até este dia 15 já choveu, aproximadamente, 378 milímetros em Itápolis, com destaque para os 140 milímetros de água que caíram sobre o município no dia 13.
As famílias atingidas pela chuva no município estão sendo visitadas pelas assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e pela Defesa Civil, que prestam o auxílio necessário. Os engenheiros da Prefeitura fazem o levantamento da situação de cada ponto alagado no município e vistoriam pontes, para verificar a situação de sua estrutura. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, também auxiliam na operação emergencial.
Foi criado o Gabinete Emergencial, que está monitorando a situação do clima e as ações realizadas no município, para comunicar a população sobre o que está acontecendo. Com a análise metereológica, avisos emergenciais poderão ser emitidos, quando for detectada a aproximação de chuvas fortes. Haverá cirenes de alerta nos locais onde ocorrem as inundações em dias de tempestade e a população será orientada pelos meios de comunicação da Prefeitura e das rádios FM do município: 107,7 e 104,9.
Todos os munícipes devem estar atentos em suas residências em relação aos pontos de acúmulo de água, para que a proliferação do mosquito da dengue não aumente, causando um aumento de pessoas infectadas.
As equipes da prefeitura fazem, agora, um levantamento dos prejuízos decorrentes das fortes chuvas que caíram sobre a cidade para que o departamento jurídico do município possa verificar, qual será a definição do estado da cidade, para determinar o decreto oficial. Com isso, o município poderá receber recursos do governo estadual.
Nesta sexta-feira, dia 15 de janeiro, a situação dos pontos críticos em Itápolis é a seguinte:
Ruas interditadas: Avenida dos Amaros entre a Rua José Trevisan e Ricieri Antônio Vessoni e Avenida José de Barros Ribeiro entre a Sete de Setembro e Odilon Negrão.
Pontos que merecem atenção na área rural: ponte que liga Itápolis ao Bairro do Quadro; ponte da Vicinal Theodolinda Benaglia; ponte que liga Bairro das Antas ao distrito de Tapinas; estrada do Brejão.
Os acessos de entrada e saída da cidade: são monitorados, todo tempo, pela Defesa Civil e Guarda Civil Municipal. Se a chuva continuar, corre-se o risco de que alguns destes pontos sejam interditados, por medida de segurança.
RIO SÃO LOURENÇO: A orientação é para que se tenha muita atenção ao utilizar a SP 317, que liga Itápolis a Ibitinga, na altura da ponte do rio São Lourenço e a Rodovia Arlindo Bento Romanini, que liga Itápolis a Tabatinga, na ponte do rio São Lourenço, onde houve alagamentos. Estejam atentos, pois se o volume de água nestas pontes voltar a aumentar e ultrapassar a altura ponte, novas interdições serão aplicadas.