Em visita técnica a Itápolis o diretor da Copa São Paulo de Ciclismo, Alessandro Giannini, esteve analisando a Via Tarquínio Bellentani para decidir em conjunto com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Esportes o local da prova que acontecerá em Itápolis no dia 28 de setembro. Nossa cidade será umas das sedes entre as 16 etapas da Copa que começou no mês de março em Bauru e termina em dezembro na cidade de Sertãozinho.
A prova é disputada em 11 categorias oficiais que dividem-se em: Infanto-Juvenis, Elite A (17 anos acima e nível técnico), Elite-B (17 a 29 anos), Sênior A (30 a 39 anos), Veteranos (60 anos acima) e 3 categorias extraoficiais, abertas aos ciclistas iniciantes da cidade de Itápolis, para qualquer tipo de bicicleta. Na categoria Elite A, participam atletas profissionais, como Ruan Bruschi, membro da Confederação Brasileira de Ciclismo, Júlia de Toledo campeã paulista de ciclismo e José Reginaldo Cardoso de 52 anos que ganhou a prova 4 vezes e já foi para uma Olimpíada.
De acordo com Giannini, se confirmada a realização da prova na Via Tarquínio Bellentani o percurso será de 3400 metros por volta. Os iniciantes percorrerão este trajeto e a categoria Elite disputará a prova que terá 1h30 de duração, totalizando uma volta de 60 km.
Durante a Copa de Ciclismo que realiza, em média, 2 provas por mês o 1º ao 3° colocado da competição recebe troféu e o 4° e 5° serão premiados com medalhas, além de receberem os diplomas homologados pela Federação Paulista e Confederação Brasileira de Ciclismo.
“A Copa São Paulo de Ciclismo é o maior campeonato por etapas de ciclismo do país e deve atrair os principais atletas do Estado para a disputa da 12ª Etapa em Itápolis” destaca Alessandro. Esta é a primeira vez que uma competição oficial de ciclismo, do calendário da Federação Paulista da modalidade será realizada em Itápolis. Cerca de 150 ciclistas de todas as regiões do Estado e também de outros estados estarão presentes em Itápolis, e que, segundo o diretor da prova: “poderão levar uma imagem muito positiva da cidade”.
Diretor da prova em visita a Itápolis