28 JUL 2015
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
CORTAR OU PODAR ÁRVORES SEM AUTORIZAÇÃO PODE SER CONSIDERADO CRIME AMBIENTAL

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental - SMDA constatou que neste mês de julho foram efetuadas podas e cortes em árvores do município sem autorização da Secretaria. Por isso, a SMDA esclarece que para qualquer tipo de intervenção nas árvores localizadas em calçadas, seja corte ou poda, é necessária ter a autorização da Secretaria, estando sujeito à multa e às sanções previstas em Lei o proprietário ou podador que desrespeitar as normas em vigor, arcando, inclusive, com as despesas da coleta de troncos e galhos, os quais não devem ser depositados em beiras de córregos, áreas verdes ou terrenos baldios. Tal atitude também pode ser considerada Crime Ambiental de acordo com a Lei Federal 9605/98.

Uma prática que, inclusive, tem chamado a atenção da Secretaria é a execução da poda drástica, que significa a remoção de mais de 30% de folhagens das árvores, fato que não é permitido pela Prefeitura, salvo em casos da indicação documental de técnico especializado (Biólogo, Engenheiro Florestal, Ambiental ou Agrônomo).

As podas e cortes efetuados indevidamente estão sendo notificados e caso os proprietários dos imóveis não se manifestem ou compensem o impacto ambiental causado, poderão ser advertidos e multados.

Para evitar transtornos tais como notificações e multas, solicitamos aos munícipes que, quando notar a necessidade de podar sua árvore, compareça à sede administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, localizada no Paço Municipal, na Avenida Florêncio Terra, nº 399, munido de seus documentos pessoais e do nome do podador que executará o serviço, com uma semana de antecedência, para retirar a “AUTORIZAÇÃO PARA PODA DE ÁRVORE”, lembrando que a autorização não dá direito a executar a PODA DRÁSTICA.

Os procedimentos para solicitar “AUTORIZAÇÃO PARA CORTE” são bem parecidos, contudo o interessado deve aguardar a visita de técnico da SMDA que fará avaliação da árvore para confirmar a necessidade ou não do corte, lembrando que caso autorizado, é obrigatório o plantio de outra árvore no local.

COLABORE COM A QUALIDADE AMBIENTAL DE NOSSO MUNICÍPIO!

Confira nas fotos abaixo as maneiras erradasde se podar árvores e na última imagem a maneira certa:

Exemplo de poda correta!

Neste caso, o proprietário solicitou a autorização antes de podar e realizou a poda de condução e limpeza, retirando "galhos cruzados" e acometidos por pragas