23 ABR 2018
GUARDA CIVIL MUNICIPAL
CONFIRA 5 DICAS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL PARA EVITAR ROUBO OU FURTO DE VEÍCULOS

A Guarda Civil Municipal está orientando a população com 5 dicas para evitar roubos e furtos de veículos. “Os furtos de carros estão cada vez mais constantes no Brasil, além dos prejuízos financeiros, essa ação criminosa também causa abalos psicológicos e traz uma sensação de insegurança para as vítimas”, pontuou o comandante da GCM.Considerando este cenário, é fundamental ter cuidado, adotar alguns hábitos para tentar evitar essa situação e aumentar a sua segurança.

Confira e fique mais seguro!

1. Não deixe objetos dentro do veículo

Evite deixar objetos dentro do carro. Quando não for possível levá-los junto com você, coloque-os no porta-malas, porta-luvas ou em outros locais que não permitam a visualização pelo lado de fora.Diversos objetos fazem com que os bandidos identifiquem o carro como um potencial alvo: carregadores de celular, suportes de GPS, sacolas e envelopes.Além disso, sempre que for esconder os objetos no carro, principalmente no porta-malas, faça isso antes de entrar no veículo, não após estacionar. Essa atitude pode ser visualizada pelos criminosos, que entenderão que o seu veículo tem objetos de valor, aumentando as chances de se tornar alvo de furto.

2. Escolha bem os locais para estacionar

Na hora de estacionar o carro, avalie bem o local. Se for a noite, procure lugares bem iluminados, pois dificultam a ação dos bandidos. Em local escuro, com baixa visibilidade, é mais difícil que outras pessoas notem as ações criminosas.Mesmo durante o dia, existe o risco de furto, então, prefira deixar o carro em locais movimentados. Uma ótima opção é deixar o veículo próximo a prédios e estabelecimentos com vigias ou locais com câmeras de segurança, que ajudam a inibir a ação dos bandidos.

3. Esteja atento à redondeza antes de entrar na garagem

Sempre que for entrar em uma garagem, fique de olho na redondeza e verifique se há alguma movimentação estranha. Se constatar a presença de veículos ou pessoas suspeitas, não pare o carro. Continue andando e tome as medidas de segurança cabíveis, como entrar em contato com vizinhos, se tiverem um sistema de segurança no bairro, ou ligar para a polícia. Essa é uma das principais dicas para evitar roubo de carros e outras ações criminosas.Alguns bandidos costumam se aproveitar do tempo de espera para entrar na garagem para fazer a abordagem ou, até mesmo, aproveitam o portão aberto para invadir a residência e efetuar o assalto.

4. Evite ficar dentro do carro quando não for preciso

Atender o celular, verificar algum papel, parar para conversar ou namorar: são situações que fazem com que as pessoas permaneçam dentro do veículo. Porém, essa é uma atitude perigosa.Quando for necessário permanecer no carro parado, como em semáforos e filas ou para esperar uma urgência, feche os vidros e trave às portas. Assim, você dificulta a ação dos bandidos.

5. Certifique-se de que o carro está trancado

Pode parecer muito óbvia, mas essa é uma dica essencial! Sempre que estacionar o veículo, confira se ele está trancado. É indiscutível a facilidade que um carro aberto proporciona para os bandidos.Por isso, o ideal é prevenir e sempre verificar o veículo, pois, às vezes, a chave pode apresentar algum problema ou o controle pode falhar ao ser acionado. Lembre-se: mesmo que seja uma parada rápida, tranque o veículo. Poucos minutos podem ser suficientes para que os criminosos aproveitem a situação.

“Seguindo nossas dicas os cidadãos aumentarão sua segurança e diminuirão a vulnerabilidade de seu veículo”, frisou o comandante da guarda.