Criado em julho de 2013, o sistema de Ouvidoria é um canal direto com a Prefeitura
Completando um ano de funcionamento, o Serviço de Ouvidoria da Prefeitura de Itápolis - Fala Cidadão, que iniciou suas atividades em 1º de julho de 2013, já registrou mais de 600 atendimentos, sendo que mais de 85% já foram solucionados.Um dos assuntos mais apontados pelos moradores são as denúncias sobre terrenos sujos ou com mato alto. As demandas desse tipo são cadastradas pelo Fala Cidadão e encaminhadas ao Departamento competente que vai até o local fiscalizar o relatado dos munícipes, e, se for constatada a situação apresentada, o proprietário é notificado para realizar a limpeza do terreno.
A Ouvidoria tem servido, também, para prestar informações aos cidadãos que tem dúvidas sobre como proceder para requerer algum serviço ou quando não sabem qual setor pode auxiliar em uma determinada questão.
O serviço Fala Cidadão tem feito o intermédio e esclarecimento de todos os serviços prestados pela prefeitura. O principal objetivo é disponibilizar um canal para que a população possa expressar ao Poder Público suas sugestões, dúvidas e reclamações. As informações recebidas pela Ouvidoria servem também para melhorar a prestação de serviços ao munícipe.
Outro ponto importante, é que embora a maioria das demandas seja feita via contato telefônico pelo número 156, que é gratuito, para o qual a ligação pode ser feita de um telefone fixo ou por celular sem nenhum custo, há também outras duas formas de cadastrar sua dúvida ou sugestão. Uma delas é pelo Portal do Fala Cidadão disponível através de um link do Site da Prefeitura (), bastando apenas que o munícipe faça um cadastro (que também é feito via telefone quando a pessoa liga para o número 156) para utilizar o sistema. Outra maneira seria enviar um e-mail com as informações do assunto e do requerente para que os atendentes possam abrir uma demanda no sistema (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Visto que essas duas últimas maneiras (Portal no Site da Prefeitura e E-mail) podem ser até mais vantajosas para o munícipe, pois funcionam 24 horas, enquanto o meio telefônico 156 atende de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00. Toda demanda registrada com identificação recebe uma resposta de sua solicitação depois do assunto ser averiguado pelo Departamento competente.