28 JUN 2021
Plano Diretor: reuniões com Conselhos Municipais marcam etapa atual

A Administração Municipal retomou no início deste ano, assim que assumiu a gestão pública, a revisão do Plano Diretor Participativo de Itápolis. Devido a pandemia, os levantamentos sobre o município, estão sendo realizados por meio de reuniões online entre a equipe técnica da Unesp, as Secretarias Municipais e mais recentemente com os membros dos Conselhos Municipais.

A discussão também chegará ao Legislativo e será ampliada, posteriormente, com a realização de Audiências Públicas para que toda população da cidade e dos distritos de Tapinas e Nova América possam apresentar suas demandas e propor ideias.

“Implantaremos um realinhamento de gestão de curto, médio e longo prazo, com etapas que promovam uma melhoria contínua. Reorganizaremos o desenvolvimento da cidade, considerando as demandas da população, porque o Plano Diretor é, justamente, um instrumento de planejamento que pensa o futuro do município”, explicou o prefeito Vladimir (Mi) Reggiani.

A revisão do Plano Diretor é uma obrigatoriedade legal para cidades com mais de 20 mil habitantes. Mas, também é uma oportunidade para atualizar a legislação em vigor e rever os dispositivos regulamentadores, na perspectiva de combater as desigualdades e implementar propostas que garantam a sustentabilidade e geração de oportunidades que melhorem a condição de vida da população.

Questões como a drenagem da cidade, acessibilidade dos prédios, inclusão, sustentabilidade, mobilidade urbana, expansão territorial e a criação de um banco de projetos integrarão a revisão do Plano Diretor, que serão compilados em um projeto de lei para aprovação na Câmara Municipal.

Fonte: Prefeitura de Itápolis