23 JUN 2021
GCM e Esporte alertam para perigo do cerol e linha chilena

Preocupados com a utilização materiais cortantes como o cerol e a linha chilena nas brincadeiras com pipas, a Guarda Civil Municipal e Secretaria de Esporte de Itápolis estão trabalhando, conjuntamente, para prevenir acidentes na hora do lazer.

“Tanto a Guarda como a Polícia Militar fiscalizam a utilização do cerol e da linha chilena na cidade, objetivando conscientizar sobre o risco que esses materiais representam, por se tratar de uma mistura de cola e vidro moído”, disse o comandante da GCM, Valdeci Januário.

Mas, todos os cidadãos são convidados a se engajarem nesta ação de conscientização, visando evitar acidentes - que podem até levar a morte - onde as principais vítimas são os motociclistas, ciclistas e até pedestres. É importante lembrar que o uso do cerol é proibido por lei.

“Os pais e responsáveis devem conferir se a pipa de seus filhos estão com este tipo de material. Porque, se um menor de idade for flagrado utilizando cerol ou linha chilena, os pais podem ser responsabilizados pelo ato do menor”, lembra o comandante da Guarda.

A secretária de Esporte, Dani Porta, destaca que toda a atividade praticada ao ar livre, desde que evitando aglomerações, é saudável. “Porém é preciso essa conscientização sobre a utilização das pipas para que de um momento de diversão não acabemos em uma situação de tragédia”.

Recomendações sobre o uso de Pipas:

Pipas devem ser empinadas longe da rede elétrica e, de preferência, em espaços abertos.

A utilização de “rabiolas” deve ser evitada, pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques.

Utilizar papel alumínio na confecção de pipa é perigoso, já que o contato com os fios provoca curtos-circuitos.

Caso a pipa enrosque em fios de energia elétrica, é melhor desistir do brinquedo. Subir em telhados ou postes para recuperá-las representa risco de choque, assim como tentar removê-las com canos ou bambus.

Não é indicado soltar pipas em dias de chuva. A pipa funciona como para-raios, conduzindo energia.

Linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum, porque podem provocar choques elétricos.

Fonte: Prefeitura de Itápolis