20 DEZ 2010
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
SINDICATO RURAL DE ITÁPOLIS RECEBE ENCONTRO “CAMINHOS DA CITRICULTURA BRASILEIRA”

No dia 16 de dezembro realizou-se na Sede Social do Sindicato Rural de Itápolis, um evento com o objetivo de se obter informações e regras para a criação do CONSECITRUS – Conselho dos Citricultores, um mecanismo que se chegar a acontecer, facilitaria as negociações da venda e compra de laranja entre produtores e indústrias. A Prefeitura, através da Secretaria Desenvolvimento Agropecuário, vem incentivando a criação do Conselho.

O encontro iniciou-se com uma explanação do Professor Marcos Fava Neves, Pesquisados da USP mostrando números relativos a vários setores da comercialização e consumo do suco de laranja e da fruta, baseado em informações nunca antes do conhecimento dos produtores, mas sim da indústria que não se sabe se correto ou não.

Sugeriu-se um debate entre o representante das Indústrias de Suco de Laranja Sr. Chistian Lobaher da CitrusBR e representantes dos citricultores, Sindicatos Rurais, FAESP, Associtrus, Sociedade Rural Brasileira e também a participação dos próprios citricultores.

O que se concluiu foi que a criação do CONSECITRUS é da vontade da maioria dos citricultores, desde que haja uma transparência total em todos os dados e fatos que venham fazer parte desta criação e que as regras a serem formuladas sejam pensadas e discutidas sem pressa para que não aconteça nenhuma surpresa desagradável nas negociações futuras.

Assim, acreditamos que seria aprovado o CONSECITRUS com muita dificuldade, pois além da complexidade da sua montagem para se estabelecer cláusulas para sua existência, paira em cada citricultor um desconfiança pelos fatos acontecidos nestes anos passados onde houve muito prejuízo para eles e que abriram cicatrizes difíceis de serem curadas.

Que as indústrias consigam gerar ferramentas que traga essa confiança de volta e que todos os elos da cadeia produtiva consigam se entender e chegar a um denominador comum para que o CONSECITRUS seja realmente uma realidade.

Professor Marcos Fava Neves ministrando palestra aos presentes

Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Agropecuário participaram do evento

Citricultores de Itápolis e região compareceram ao encontro