A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem trabalhando para promover e capacitar à produção e as oportunidades de empregos no município. Para isso tem apoiado as empresas da cidade e estimulado a vinda de novas empresas. Geração de empregos é uma das prioridades da atual administração, por isso a Prefeitura Municipal sempre desenvolve programas de estímulo para as empresas do município, por meio de políticas públicas de desenvolvimento econômico. Os incentivos e benefícios fiscais e materiais, foram revistos na Lei criada em abril desse ano, com o PRODEI - Programa de Desenvolvimento Econômico de Itápolis.
A Lei do PRODEI, permite que sejam concedidas isenções tributárias e apoio para implementação da infraestrutura, aos empreendimentos que queiram se instalar na cidade e para ampliação das empresas que já estão no município, para gerar novos empregos diretos e indiretos.
Dentro dessa política de fomentação para vinda de novas empresas, está a chegada de empresas como a IMF Indústria de Máquinas e Ferramentas, que ficará localizada atrás do colégio Educare, que hoje funciona dentro da Itaipu. A empresa deve iniciar suas atividades com 35 funcionários e pode chegar a 100 cargos. A Global Wheels Evolution Comércio de Rodas Ltda, que está sendo instalada próxima a chácara do Zani, e tem como principal atividade a fabricação de rodas de alumínio, vai gerar inicialmente 40 empregos e deve chegar a 150 postos de serviço. A J.R. Esquadrimar, fábrica de janelas, que está sendo instalada na Via Tarquiníno Bellentani, que começará com a contratação de 30 funcionários e tem expectativa de chegar a 400 empregos.
No setor de Confecção Industrial, tem sido realizada a capacitação e qualificação de pessoas através do curso de costura industrial em parceria com o SENAI. O curso teve início em 2009 e já formou mais de 450 alunos, que receberam o Certificado de Curso Técnico. A formação técnica, acompanha o crescimento do setor de confecção industrial do município, que hoje possui mais de 50 empresas formalizadas.
Dentro dos trabalhos realizados pela Secretaria estão também o PAT, Banco do Povo e o PROCON. O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, no ano de 2011, disponibilizou 1400 carteiras de trabalho, entre 1ª e 2ª Via; cadastrou 315 pessoas, para encaminhamento de mão-de-obra e das 261 vagas oferecidas, conseguiu preencher 204. O PAT oferece serviços gratuitos de intermediação de mão-de-obra, captação de vagas junto às empresas, emissão de carteira de trabalho e prestação de informações e inscrições para os programas de qualificação profissional.
O Banco do Povo Paulista realizou a concessão de 57 microcréditos, que somaram mais de 241 mil reais, para promover a geração de emprego e renda através de financiamentos de capital de giro e investimentos fixos. Já o PROCON (Fundação de Defesa e Proteção do Consumidor), reliza em média 500 atendimentos mensais, conseguindo resolver 90% das causas. O PROCON tem como principais atribuições, coordenar e executar a política municipal de proteção e defesa do consumidor, atendendo as diretrizes da Política Nacional das Relações de Consumo. Recebe, analisa e encaminha o andamento das reclamações, consultas, denúncias e sugestões de consumidores ou de entidades que os representem e ainda presta orientação aos consumidores sobre seus direitos.
Novas indústrias estão chegando em Itápolis por meio do esforço da secretaria
O curso de Costura Industrial já formou cerca de 450 pessoas em 3 anos
Com 57 microcréditos concedidos, Banco do Povo apoiou empreendedores itapolitanos
Em 2011, mais de 200 vagas de emprego foram intermediadas pelo PAT
PROCON de Itápolis solucionou 90% dos registros em 2011